pixel Cientistas da NOVA integram projeto para criação do primeiro Centro Nacional de Criomicroscopia Eletrónica | Universidade NOVA de Lisboa

Projeto tem como objetivo criar um centro com visibilidade internacional e tornar Portugal mais competitivo ao nível da investigação científica.

Imagem ilustrativa de laboratório

A Universidade NOVA de Lisboa é uma das onze universidades e centros de investigação portuguesas que pretendem criar o primeiro Centro Nacional de Criomicroscopia Eletrónica, tecnologia de microscopia eletrónica que consiste na observação de amostras biológicas a temperaturas muito baixas. O projeto prevê a implementação do centro no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), localizado junto ao campus de Braga da Universidade do Minho e implica um investimento de oito a dez milhões de euros. Para além dos cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), a iniciativa conta com a participação da Universidade do Porto, Instituto Gulbenkian de Ciência, INL, Universidade do Minho, Universidade do Algarve, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e Fundação Champalimaud.

Atualmente, a Criomicroscopia Eletrónica é uma técnica difundida em Portugal, mas cujo acesso é bastante limitado devido à falta de meios necessários para a sua aplicação. A criação de uma infraestrutura acessível a várias instituições a nível nacional e internacional terá um impacto positivo na investigação científica, permitindo igualmente o desenvolvimento de novos projetos com grande importânica científica, tecnológica e social.

Saiba mais sobre este projeto no site do ITQB NOVA e leia o destaque dado pelo jornal Expresso