pixel NOVA com os melhores resultados de sempre na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior | Universidade NOVA de Lisboa

A Universidade NOVA de Lisboa obteve os melhores resultados de sempre na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2016/2017, com 100% de taxa de ocupação de vagas, calculada com base no número de colocados (2711), que inclui situações de empate, face às vagas iniciais (2706). Dos 38 ciclos de estudos da NOVA, apenas dois deixaram disponíveis 8 vagas para as restantes fases do acesso ao Ensino Superior (3 vagas em Engenharia Civil e 5 vagas em Engenharia Geológica).

A NOVA regista um crescimento das candidaturas em 1.ª opção face ao ano anterior, subindo de 4185 para as 4454. Este indicador tem-se consolidado nos últimos anos, aumentando 33% desde 2013, o que reflete a preferência crescente dos alunos e a confiança das famílias na qualidade do ensino desta instituição.

A par destes resultados, tendo em conta a média de entrada do último colocado, a NOVA mantém a liderança nacional em 11 ciclos de estudo, que representam 30% da sua oferta letiva. Na região de Lisboa, essa liderança sobe para mais de 50% já que a NOVA melhorou a posição face a 2015 passando a liderar em 20 cursos, mais 3 que no ano anterior.

Neste contexto, a NOVA destaca-se claramente enquanto universidade generalista numa ampla lista de cursos:

Nota mais elevada a nível nacional do último colocado nos cursos de:
Biologia Celular e Molecular (158.6); Conservação-Restauro (132.8) *; Matemática (149.2); Química Aplicada (135.6); Ciência Política e Relações Internacionais (166.5), Ciências da Comunicação (167.5), História (137.5); Tradução (153.5); Gestão (173.0); Economia (169.5) e Sistemas e Tecnologias de Informação (152.4).

Nota mais elevada, na região de Lisboa, do último colocado nos cursos de:
Bioquímica (146.4); Ciências da Linguagem (123.5); Estudos Portugueses (117.5); Filosofia (123.0); Geografia e Planeamento Regional (127.0); História da Arte (111.5); Línguas, Literaturas e Culturas (149.5); Sociologia (135.5); Medicina (179.2) e Direito (157.0)

Nas palavras do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Prof. Doutor António Rendas: "Estamos particularmente satisfeitos pois obtivemos os melhores resultados de sempre, com indicadores que comprovam a reputação e a atratividade da nossa instituição. Numa altura em que os rankings são tão valorizados, este é o "ranking" nacional que espelha o reconhecimento direto dos jovens e das famílias, demonstrando a NOVA como uma referência no panorama das universidades portuguesas, na formação e na preparação para a vida e mercado de trabalho."

* Nota: Conservação-Restauro não tem, em Lisboa, nenhum ciclo de estudos congénere