pixel Grande Prémio BIAL atribuído ao Professor Jaime da Cunha Branco com projeto sobre doenças reumáticas em Portugal | Universidade NOVA de Lisboa

Grande Prémio BIAL atribuído ao Professor Jaime da Cunha Branco com projeto sobre doenças reumáticas em Portugal

Cerimónia de entrega de prémios teve lugar na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa no dia 21 de abril.

Jaime da Cunha Branco e Marcelo Rebelo de Sousa

O Professor Jaime da Cunha Branco, Diretor da NOVA Medical School e Diretor do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e seus colaboradores foram distinguidos no dia 21 de abril com o Grande Prémio BIAL 2016, no valor de 200 mil euros, pelo estudo “EpiReumaPt – Estudo Epidemiológico das Doenças Reumáticas em Portugal”.

A iniciativa vencedora é promovida pela Coordenação do Programa Nacional das Doenças Reumáticas da Direção Geral de Saúde (2004-2014) e resulta de um trabalho conjunto entre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia e a NOVA Medical School. O estudo que acompanhou mais de 10.000 indivíduos portugueses descreve a distribuição e impacto das doenças reumáticas no país. As conclusões apontam que mais de 50% da população adulta portuguesa sofre de pelo menos uma doença reumática, embora apenas 22% tivessem sido diagnosticados previamente.

A cerimónia de atribuição de prémios teve lugar na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa e contou com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e várias personalidades relevantes na área da saúde.

O júri atribuiu ainda um segundo prémio, o Prémio BIAL de Medicina Clínica no valor de 100 mil euros, ao trabalho “Pé Di@bético – soluções para um grande problema” de Maria de Jesus Dantas, Responsável pela Consulta Multidisciplinar de Pé Diabético no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

Na 17ª Edição deste Prémio foram ainda reconhecidas outras duas investigações através de Menções Honrosas no valor de 10 mil euros cada.