pixel Grande Prémio BIAL atribuído ao Professor Jaime da Cunha Branco com projeto sobre doenças reumáticas em Portugal | Universidade NOVA de Lisboa

Cerimónia de entrega de prémios teve lugar na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa no dia 21 de abril.

Jaime da Cunha Branco e Marcelo Rebelo de Sousa

O Professor Jaime da Cunha Branco, Diretor da NOVA Medical School e Diretor do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e seus colaboradores foram distinguidos no dia 21 de abril com o Grande Prémio BIAL 2016, no valor de 200 mil euros, pelo estudo “EpiReumaPt – Estudo Epidemiológico das Doenças Reumáticas em Portugal”.

A iniciativa vencedora é promovida pela Coordenação do Programa Nacional das Doenças Reumáticas da Direção Geral de Saúde (2004-2014) e resulta de um trabalho conjunto entre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia e a NOVA Medical School. O estudo que acompanhou mais de 10.000 indivíduos portugueses descreve a distribuição e impacto das doenças reumáticas no país. As conclusões apontam que mais de 50% da população adulta portuguesa sofre de pelo menos uma doença reumática, embora apenas 22% tivessem sido diagnosticados previamente.

A cerimónia de atribuição de prémios teve lugar na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa e contou com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e várias personalidades relevantes na área da saúde.

O júri atribuiu ainda um segundo prémio, o Prémio BIAL de Medicina Clínica no valor de 100 mil euros, ao trabalho “Pé Di@bético – soluções para um grande problema” de Maria de Jesus Dantas, Responsável pela Consulta Multidisciplinar de Pé Diabético no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

Na 17ª Edição deste Prémio foram ainda reconhecidas outras duas investigações através de Menções Honrosas no valor de 10 mil euros cada.