pixel Aí está o EUTOPIA_HEALTH: projeto inovador da aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte foi oficialmente lançado   | Universidade NOVA de Lisboa

Aí está o EUTOPIA_HEALTH: projeto inovador da aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte foi oficialmente lançado  

Trata-se de uma iniciativa que visa melhorar o panorama académico em domínios relacionados com a saúde, nos chamados países europeus em expansão, de forma a reduzir as disparidades na investigação e criação de valor.

Entre as universidades EUTOPIA dos países europeus em expansão, para, e além da Universidade NOVA de Lisboa, o projeto inclui a Universidade de Ljubliana, na Eslovénia, e a Universidade Babeș-Bolyai, na Roménia, que assume a liderança do projeto. Estas Universidades serão apoiadas no seu desenvolvimento por outras Universidades EUTOPIA, nomeadamente pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, pela Universidade Ca’Foscari de Veneza, na Itália, pela Universidade CY Cergy Paris, na França, pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia e pela Universidade Pompeu Fabra, na Espanha.   

Financiado pelo programa Horizon-Widera, o projeto contará com uma rede centrada na saúde, através das já estabelecidas EUTOPIA Connected Communities – comunidades alicerces da aliança que receberão formação abrangente, mobilidades de investigação e financiamento inicial para promover colaborações, especialmente para investigadores em início de carreira.  

Em última instância, a o novíssimoa EUTOPIA_HEALTH tem como missão criar um ecossistema transformador de inovação em saúde, implementando percursos de carreira académica que sejam flexíveis, e integrará práticas de ciência de acesso aberto, de forma a estabelecer uma ponte com os parceiros empresariais e os decisores políticos.   

No lançamento do programa, Tiziana Lippiello, reitora da Universidade Ca’ Foscari de Veneza e presidente da EUTOPIA, fez questão de assinalar que “EUTOPIA_HEALTH é uma das conquistas que se destacam pela sua importância e terão um impacto substancial na trajetória da nossa aliança nos próximos anos”.   

Daniel David, reitor da Universidade Babeș-Bolyai – a universidade parceira que coordena o projeto – acrescentou: “além de apoiar a investigação avançada e a inovação na área das ciências médicas e da saúde de forma transdisciplinar, o EUTOPIA_HEALTH procurará também promover mudanças na EUTOPIA, criando novas ligações entre os membros da aliança, com cada parceiro a beneficiar dos pontos fortes dos outros”.   

Um dos exemplos de projeto com uma lógica semelhante em que a NOVA já participa –ou seja, em que uma instituição de um país com um desempenho melhor possa ajudar outra instituição de outro país com um desenvolvimento queo em seja menor – é o do NIMBS - NOVA Institute for Medical Systems Biology, a ser desenvolvido em conjunto com o Max Delbrüch Center, de Berlim, na Alemanha.   

Dado que a NOVA também tem uma plataforma interdisciplinar dedicada à saúde - NOVA Saúde - a participação neste projeto permitirá aindagerar sinergias com todas as universidades envolvidas no EUTOPIA_HEALTH, trazendo, por exemplo, por exemplo, trazer os mais reputados cientistas internacionais aos seus encontros.