pixel Conheça a equipa de suporte do NIMSB - NOVA Institute for Medical Systems Biology | Universidade NOVA de Lisboa

Equipa do NOVA Institute for Medical Systems Biology (NIMSB) já está a trabalhar na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa e pretende fortalecer a colaboração entre as várias Unidades Orgânicas da instituição. Novo instituto quer atrair cientistas de topo nas áreas da investigação biomédica e da medicina de precisão.

O NIMSB, lançado oficialmente em outubro de 2023, conta atualmente com seis colaboradores que exercem funções nas áreas de Gestão de Projetos, Inovação, Apoio a Candidaturas e Comunicação:

Isabel Vitorino, Diretora de Serviços Técnico Administrativos, está a gerir e coordenar a equipa administrativa e técnica do projeto.

Ana Roberto, Assistente de Direção, vai trabalhar em apoio aos diretores do instituto.

Miguel Santos, Diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia, trabalha na área da translação de tecnologia e em programas de pré-aceleração e aceleração de tecnologia, com o objetivo de maximizar o impacto do NIMSB na área da inovação.

Ana Tavares, Chefe da Divisão de Gestão de Projetos, é responsável pela gestão de projetos nas áreas da investigação científica e desenvolvimento tecnológico, assegurando o apoio à execução administrativa e financeira dos financiamentos.

Susana Pascoal, Gestora de Financiamento Científico, trabalha na angariação de financiamentos, com o objetivo de alimentar as atividades de investigação e inovação do instituto.

Nuno Noronha, Gestor de Comunica­ção, é responsável pela divulgação do instituto, e está a trabalhar na disseminação de iniciativas do NIMSB junto da comunidade científica, mas também da indústria, dos diversos parceiros e da população em geral.

Ainda este ano serão abertas posições para os Group Leaders que irão dinamizar e fomentar as áreas de investigação do NIMSB.

Estes grupos de investigadores vão apostar no estudo da biologia humana e no desenvolvimento da medicina de precisão para encontrar novas formas de combater doenças com elevada mortalidade e morbilidade na sociedade, e trabalhar no sentido de angariar mais investimento para o instituto através de projetos científicos com elevado impacto.

“O NIMSB oferecerá instalações de última geração em biologia de sistemas médicos. Entre esses estão incluídas técnicas de caracterização celular e moleculares e tecnologias bioinformáticas com destaque para inteligência artificial”, explica Susana Pascoal, Gestora de Financiamento Científico do NIMSB. “Isto permitirá perceber a origem das doenças, bem como mecanismos de prevenção e tratamento mais precisos”, acrescenta.

O NIMSB, que conta com um financiamento nacional e europeu a seis anos de 32,75 milhões de euros, iniciou funções em setembro de 2023. “Todas as atividades planeadas estão em velocidade cruzeiro para que as metas propostas sejam alcançadas. O regulamento do NIMSB já se encontra aprovado e publicado em Diário da República. Este documento é o primeiro grande passo para que o NIMSB seja um centro de excelência em Medicina de Precisão”, disse Ana Tavares, Chefe da Divisão de Gestão de Projetos do NIMSB.