pixel EUTOPIA_HEALTH capacita investigadores e gestores de ciência em workshop na NOVA  | Universidade NOVA de Lisboa

EUTOPIA_HEALTH capacita investigadores e gestores de ciência em workshop na NOVA 

Grupo dedicado ao tema da Saúde na aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte esteve reunido entre os dias 9 e 11 de abril.

Lançado no início do ano, o EUTOPIA_HEALTH tem como objetivo melhorar o panorama académico em domínios relacionados com a saúde nos chamados países europeus em expansão, de forma a reduzir as disparidades na investigação e criação de valor.  

Nesse âmbito, e depois de uma edição na Universidade Babeș-Bolyai (UBB), na Roménia, e outra na Universidade de Ljublijana (UL), na Eslovénia, decorreu agora, na Universidade NOVA de Lisboa, um novo workshop no âmbito do programa i-ISO concept, que pretende capacitar investigadores que pretendam candidatar-se a financiamentos europeus. 

Organizado pela Direção de Apoio à Investigação e Inovação da NOVA, o workshop contou com a presença da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Criação de Valor, Professora Isabel Rocha, que deixou aos participantes algumas palavras de incentivo à participação de investigadores e gestores de ciência nas atividades do projeto.    

De forma a tornar a capacitação mais eficaz, o programa i-ISO concept combina um workshop de 3 dias presencial – durante o qual são abordadas temáticas relacionadas com uma candidatura a financiamento do Horizonte Europa – com 3 anos de apoio dedicado e intensivo da Vrije Universiteit Brussels (VUB), parceira da NOVA no WP3, nome por que é conhecido o conjunto de atividades dedicado ao tema no projeto EUTOPIA_HEALTH.  

Liderado pela NOVA, o WP3 tem por missão capacitar investigadores e gestores de ciência das instituições do grupo dos países em expansão – no caso, a NOVA, a UBB e a UL – para que superem algumas disparidades de financiamento e publicação ao abrigo dos programas europeus de investigação e inovação.  

As atividades planeadas no WP3 incluem ainda webinars sobre financiamento europeu, transferência de tecnologia, programas de mobilidades, atividades de formação transdisciplinar e ainda mentoria.  

Cada universidade participante pode incluir no programa 5 investigadores, sendo que durante todo o projeto serão promovidas duas edições, de forma a alcançar um total de 30 investigadores. 

No encontro que decorreu agora na NOVA, os cinco investigadores e dez gestores de ciência que participaram são provenientes das diferentes unidades orgânicas da Universidade.  

Projeto a cinco anos, o EUTOPIA_HEALTH é coordenado pela UBB e conta com o apoio de todos os parceiros da aliança de universidades europeias EUTOPIA.