pixel Iniciativa de Investigação e Inovação Interdisciplinar em Energia tem candidaturas abertas até 7 de junho | Universidade NOVA de Lisboa

Iniciativa de Investigação e Inovação Interdisciplinar em Energia tem candidaturas abertas até 7 de junho

Docentes e investigadores de todas as Unidades Orgânicas da NOVA são convidados a participar. 

A Iniciativa de Investigação e Inovação Interdisciplinar em Energia, no âmbito da Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA (NIRC) em Sistemas Energéticos Sustentáveis, tem como objetivo fornecer financiamento para ajudar a transformação das melhores ideias da comunidade em projetos ambiciosos, contribuindo para a transição para uma economia mais verde e sustentável.

Promovida pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) com o apoio da Galp Energia, S.A. (Galp), a Iniciativa está aberta a docentes e investigadores de todas as Unidades Orgânicas da NOVA, sendo composta por duas linhas de financiamento independentes:

  • uma para fornecer financiamento para o desenvolvimento de ideias inovadoras e disruptivas, que combinem pelo menos duas áreas distintas, mas interligadas, relacionadas com Sistemas Energéticos Sustentáveis, denominada de Synergy Grant.
  • outra para fornecer suporte para a implementação de projetos interdisciplinares de alta qualidade já desenvolvidos, com Nível de Maturidade Tecnológica (TRL) e/ou Nível de Maturidade Social (SRL) entre 3 e 5, em linha com as linhas temáticas de investigação da NIRC, denominada Ignition Grant.

A Iniciativa, incluindo ambas as linhas de financiamento, foi desenhada para equipas de pelo menos dois investigadores da comunidade NOVA, especialistas em diferentes áreas científicas, mas focados numa linha de investigação temática específica da NIRC em Sistemas Energéticos Sustentáveis.

Todos os projetos ou iniciativas baseadas em ciência, incluídos nas linhas temáticas de investigação promovidas na NIRC em Sistemas Energéticos Sustentáveis, são admitidos a concurso, desde que atendam às condições de admissão descritas no Regulamento e às especificidades da linha de financiamento escolhida.

As propostas devem estar enquadradas com as seguintes linhas temáticas de investigação:

  • Produção e Utilização de Biometano
  • Comunidades Energéticas
  • Cadeia de Valor das Energias Renováveis
  • Aproveitamento da Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) para Liderança Sustentável
  • Sistemas Energéticos Sustentáveis (tópico geral)

Confira o Regulamento e envie sua candidatura até 7 de junho de 2024.

REGULAMENTO

Confira o Regulamento da Iniciativa de Investigação e Inovação Interdisciplinar em Energia

FORMULÁRIO E PRAZO DE INSCRIÇÃO

Por favor, envie sua candidatura até 7 de junho de 2024 (23:49 horário de Lisboa).

O Formulário de Inscrição deve ser preenchido em inglês e poderá ser descarregado aqui e submetido por e-mail para nova.research@unl.pt.

Será enviado, em até cinco dias úteis após a submissão, um e-mail de confirmação de receção da sua candidatura. Caso não o receba, entre em contato com o Gabinete de Apoio à Investigação da Reitoria através do nova.research@unl.pt.

A NOVA lançou sua primeira NIRC em Sistemas Energéticos Sustentáveis para estabelecer uma comunidade de afiliados à NOVA, de diferentes disciplinas e origens académicas, com interesse em abordar a complexidade dos sistemas energéticos e enfrentar desafios específicos, com abordagens interdisciplinares e de sustentabilidade. Os investigadores dentro da NIRC podem trabalhar tópicos como ciência e tecnologia, ciências sociais e humanidades, a direito e política de energia, economia e finanças, todos para desenvolver soluções inovadoras e impactantes para aplicações ao mundo real, alinhadas com os princípios de desenvolvimento sustentável.

Os candidatos devem ser membros ativos da NIRC em Sistemas Energéticos Sustentáveis. Se não estiverem registados, os candidatos devem concluir sua inscrição através deste formulário de inscrição antes do prazo final.

MATERIAL DE SUPORTE

A NOVA preparou um guia para ajuda no desenvolvimento da sua candidatura.

CONTACTOS

Por favor, entre em contacto com nova.research@unl.pt para outras questões ou esclarecimentos.

Notícia atualizada a 27 de maio com o prazo de candidatura alargado para 7 de junho