pixel Já são conhecidos os vencedores da 2ª edição dos Prémios ADN – Agir Diferente na NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Os premiados foram divulgados na 2ª Gala dos Prémios ADN que teve lugar no dia 22 de abril, na Universidade NOVA de Lisboa.

Foi esta segunda-feira, 22, realizada a segunda Gala dos Prémios ADN - Agir Diferente na NOVA, que culminou com o anúncio dos vencedores da distinção criada para identificar, incentivar, divulgar e alavancar a partilha de boas práticas inovadoras de gestão existentes na Instituição. Nesta sua segunda edição os Prémios ADN contaram com o Santander, a DIGITALIS e a QUIDGEST enquanto entidades parceiras.

Ao todo foram apresentadas 27 candidaturas, provenientes da totalidade das 11 entidades constitutivas da NOVA, sendo 15 delas de apresentação de novas abordagens e 12 relacionadas com a criação de novos serviços e soluções, cobrindo um total de 15 áreas diferentes.

Depois de agradecer aos Diretores das Unidades Orgânicas, aos membros do júri, aos parceiros dos prémios, à Administradora da Universidade NOVA de Lisboa, aos “campeões da inovação” e a todos os presentes, o Reitor da NOVA, João Sàágua, deu uma palavra especial de reconhecimento “a todo o pessoal técnico e administrativo, a toda a comunidade da NOVA que é composta por aqueles que todos os dias dão o seu melhor para que os serviços da Universidade funcionem da melhor maneira possível”.

Reforçando as pessoas como o “recurso mais valioso” da Universidade, assim como a missão intrínseca da Instituição em “servir a sociedade através do conhecimento”, João Sàágua afirmou que no “contexto atual, de grandes transformações e desenvolvimento, a inovação organizacional não é uma opção, é uma necessidade absoluta”.

Apelando à união em vez da divisão, e à colaboração em vez da competição, o Reitor destacou aqueles que “vêm todos os dias, pontualmente ao serviço; executam a sua missão; colaboram com os colegas; se estão no atendimento, recebem as pessoas; transmitem uma imagem de «toque humano» da Universidade. Pessoas que, mesmo não estando em posições onde a inovação seja uma necessidade, são absolutamente dedicadas, que nos ajudam a viver o dia a dia, trazem bem-estar e uma cultura de excelência à universidade”.

O Júri do Prémio ADN deste ano foi composto pelos seguintes elementos: Presidente do INA, Luísa Neto; Administrador da Universidade de Aveiro, Mário Pelaio; Jorge Pereira, Diretor do Santander Universidades; João Paulo Carvalho, Senior Partner da Quidgest; Ricardo Oliveira, responsável pelo planeamento e qualidade da Digitalis; Administradora da NOVA, Ana Rita Marante.

Face ao elevado número de boas práticas identificadas na NOVA, foram destacados 14 projetos, em diferentes áreas do concurso, tendo sido depois premiados os seguintes três projetos, enquanto vencedores dos prémios patrocinados pelas entidades parceiras da iniciativa:

• “Museu dos Sentidos: Inclusão e Acessibilidade na Comunicação de Ciência e do Património de Saúde do IHMT”, um projeto do IHMT, apresentado por Salima Rehemtula, Rita Francês, João Couto Duarte, Paula Sousa Saraiva, Filomena Pereira, Paulo Caldeira e José Dória. Esta candidatura, na categoria de novos serviços e integrada na área da sustentabilidade, recebeu o Prémio Santander.
  • “NOVA FCT - DRH: Embracing People”, um projeto da NOVA FCT, que recebeu o Prémio Digitalis. Na categoria de novas abordagens e na área de gestão de recursos humanos, esta candidatura, apresentada por Mónica Neto, Cristina Brandão, Gracinda Caetano, Patrícia Nunes, Gabriela Lipscomb, Paula Doroteia e Ademário Tavares, retrata uma iniciativa de Integração, desenvolvimento e capacitação do capital humano.
  • “D2D - Data2Decide@NMS, um projeto apresentado pela NOVA Medical School, que recebeu o Prémio Quidgest. Este projeto, desenvolvido por Catarina Valente, Liliana Varela, Paulo Penetra, Jéssica Vaz e Fábio André, retrata um novo sistema de apoio à decisão, baseado em dados, implementado na NMS.

Houve ainda lugar para a atribuição de duas menções honrosas, que contemplaram os seguintes projetos:

“Desafio Narrativas de Impacto na Investigação”, candidatura apresentada por Hélder Lopes, Mariana Duarte e Rita Rua Ferreira, da Reitoria da NOVA, que consiste numa iniciativa que visou estimular os docentes e investigadores da NOVA a comunicar o impacto dos seus projetos científicos através de um concurso de narrativas acessíveis ao público e da consciencialização para os múltiplos benefícios da ciência na sociedade.

“CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência”, um projeto que teve como objetivo contribuir para a disseminação e discussão de diferentes temáticas, integrando docentes, investigadores, gestores de ciência, alunos e funcionários da NOVA FCSH. Este projeto foi apresentado por equipa que integrou os seguintes elementos: Isabel Araújo Branco, Teresa Lacerda, Isabel Gomes de Almeida, Paulo Antunes, Joana Rodrigues, Beatriz Freitas, Luís Reis, Henrique Duarte, José Alberto Catalão, Alina Baldé, Carla Veloso, e Maria Clara Leal.

De acordo com Pedro Saraiva, Vice-Reitor da NOVA que lidera nomeadamente a agenda de Inovação Organizacional, “é muito gratificante constatar como esta segunda edição consolida os Prémios ADN, enquanto espaço de identificação, partilha e comunicação de projetos inovadores que acontecem diariamente na NOVA, bem como o reconhecimento dos correspondentes vencedores, nas diferentes áreas concursadas. Está por isso a NOVA de parabéns, e aqui deixo um sincero agradecimento aos mais de 100 colaboradores que integraram as diversas equipas dos 27 projetos que se candidataram a esta segunda edição dos Prémios ADN, todos eles vencedores da conquista diária e permanente da muita e boa inovação organizacional que na NOVA acontece e que esta Gala Anual da Inovação Organizacional celebra e reconhece!”.