pixel Um ano de guerra: estudantes da Ucrânia agradecem apoio da NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Um ano de guerra: estudantes da Ucrânia agradecem apoio da NOVA

Mais de 30 refugiados da guerra que rebentou na Ucrânia, depois da invasão russa, prosseguem os seus estudos nas escolas da NOVA. Conheça algumas das suas histórias - e saiba como estamos a ajudar 

Assinala-se este mês de fevereiro de 2023 um ano desde que a guerra no continente europeu começou, após a invasão russa da Ucrânia. Muitas vidas seguem em risco, muitos sonhos foram interrompidos e os valores europeus continuam a ser postos em causa a cada dia que passa.  

Dada a urgência desta terrível situação, o sector universitário também se mobilizou procurando ajudar das mais diversas formas as pessoas afetadas pela guerra e a NOVA está a fazer a sua parte.  

Decretando, entretanto, a isenção de propinas para os refugiados da guerra na Ucrânia e criando um microsite dedicado a estudantes, onde reunimos toda a informação necessária. 

Ao todo, são já mais de 30 os estudantes que viram a sua vida universitária interrompida e conseguiram prosseguir os estudos nas nossas faculdades – sendo que cinco deles aceitaram partilhar a sua história connosco.

É o caso dos ucranianos  Andrii Haran e Anastasiia Leontieva, mas não só, já que a ajuda é extensível a todos os estudantes que estavam inscritos nas universidades ucranianas, fossem nacionais do Paquistão, como acontece com Kanza Shafiq, ou da Nigéria, caso de Praise Emmanuel e Hamza Mamuda.