pixel NOVA em revista 2022 : 12 Momentos que marcaram o ano na Universidade NOVA de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA em revista 2022 : 12 Momentos que marcaram o ano na Universidade NOVA de Lisboa

A marcar o início de 2022, a edição anual do Young University Rankings do Times Higher  Education (THE), colocou a NOVA na 18ª posição entre as jovens instituições europeias fundadas há menos de 50 anos.  

Pouco depois, a NOVA estava a colaborar num manual de boas práticas sobre o impacto da pandemia na (des) igualdade de género – cientes de que a COVID-19 teve um impacto desigual em pessoas com responsabilidades enquanto cuidadoras – particularmente nas mulheres.
Assim surgiu o projeto Scientific and Academic Gender (in)equality during COVID-19 (SAGE19).  

 2022 foi também o ano em que a NOVA cimentou a sua posição na aliança de dez universidades europeias EUTOPIA – o acrónimo feliz de European Universities Transforming to an Open Inclusive Academy. 

A NOVA marcou ainda presença na Conferência dos Oceanos da ONU, o evento mais importante do ano sobre o estado dos oceanos, que decorreu em Junho em Lisboa, sob o lema “Salvar os oceanos e o futuro do planeta”.   

2022 foi também o ano em que NOVA foi considerada a “Universidade Empreendedora do Ano” no evento Triple-E Awards. Foi a primeira vez que  que se distinguiu uma instituição de ensino superior na Europa pelo seu papel na criação de valor na sociedade, através da inovação.   

Este foi também o ano de abrir mais horizontes ao SUPERNOVA - programa único em Portugal para alunos pré-universitários e desenhado com o intuito de ajudar estudantes de diferentes países a adaptarem-se ao sistema de ensino europeu: a partir do próximo semestre, em fevereiro de 2023, já garante passagem para o primeiro ano em várias das universidades europeias parceiras da NOVA.    

Ao longo de 2022 ganhou também força um outro pilar estratégico da universidade e que dá pelo nome de Sustentabilidade: a NOVA não só promoveu a Sustainability Week, dedicada à sua comunidade académica, como lançou um site exclusivamente dedicado ao tema.

2022 ficará igualmente na história da NOVA por ter sido o ano em que abriu portas o primeiro campus de uma universidade portuguesa fora do território nacional. Fica na região da nova capital administrativa do Egito e chama-se NOVA Cairo.   

Este foi ainda o ano em que a NOVA foi distinguida a nível europeu como “Young Entrepreneurial University of the Year” ao surgiu no topo do ranking das universidades com mais alunos empreendedores. Elaborada pela Startup Portugal, a listagem revelou que a NOVA formou 268 estudantes que, mais tarde, vieram a fundar empresas. 

Em 2022 ficamos igualmente a saber que há um total de 76 investigadores da NOVA entre os cientistas mais citados em todo o mundo. Conhecido como World’s Top 2% Scientists List, e divulgado pela Universidade de Standford, inclui o impacto do trabalho científico no último ano e também ao longo da carreira, no qual a NOVA registou um aumento de 37,5 por cento.  

Foi há já 35 anos que a NOVA esteve entre os fundadores desse programa que mudou para sempre o Ensino Superior na Europa e que fez mesmo mais pela construção europeia do que muitos tratados. Erasmus é o seu nome.  

2022 foi ainda o ano em que a NOVA renovou a sua estratégia de abertura à sociedade com a abertura do maior complexo desportivo num dos seus campus.