pixel Licenciaturas e Mestrados Integrados | Universidade NOVA de Lisboa

Licenciaturas e Mestrados Integrados

A Universidade NOVA de Lisboa oferece licenciaturas e mestrados integrados que abrangem várias áreas do conhecimento. Enquanto instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade do seu ensino, a NOVA aposta num programa de formação distintivo no plano nacional.

Os ciclos de estudo da NOVA correspondentes ao 1.º ciclo (Licenciatura) têm uma duração de seis semestres (três anos), à exceção da licenciatura em Ciências da Nutrição, que tem uma duração de oito semestres (quatro anos).

Alguns cursos da NOVA, nomeadamente nas áreas de Engenharia e Medicina, têm uma estrutura composta por dois níveis integrados (1.º ciclo e 2.º ciclo – Mestrado Integrado). O primeiro nível (grau de licenciado) tem uma duração de seis semestres e o segundo nível tem uma duração entre quatro a seis semestres.

O ciclo integrado compreende um conjunto de unidades curriculares, a redação e a defesa de uma dissertação ou de um relatório de projeto ou de estágio no final do curso.

Para conhecer os cursos da NOVA visite o Guia de Cursos

Candidaturas

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A colocação dos candidatos é limitada às vagas existentes.

No âmbito do concurso nacional dos candidatos podem concorrer pelo Contingente Geral ou através de Contingentes Especiais.

A candidatura ao ensino superior pelo concurso nacional é realizada através do portal da DGES, devendo o candidato possuir uma senha de acesso.

O pedido de atribuição de senha é solicitado através do preenchimento de um formulário de pedido de atribuição de senha.

O pedido de atribuição de senha deve ser validado na escola secundária ou num Gabinete de Acesso ao Ensino Superior.

Após obter a senha de acesso, os estudantes devem formular a candidatura ao ensino superior no site da DGES.

Contingente Geral

Devem candidatar-se através deste contingente os alunos titulares do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente, que satisfaçam as condições de acesso para o curso a que se candidatam, e não estejam abrangidos pelos contingentes especiais:

Contingentes especiais:

Os candidatos que pretendam apresentar a sua candidatura utilizando qualquer um dos contingentes especiais, devem fazê-lo na 1ª fase de candidaturas, com exceção do contingente especial para candidatos com deficiência, que poderão apresentar a sua candidatura também na 2.ª fase.

Outras formas de Acesso

Os candidatos, que reúnam condições para o efeito, também podem concorrer ao Ensino Superior através de regimes especiais ou de concursos especiais.

Regimes especiais:

Concursos Especiais

Estes concursos são organizados pelas Instituições de ensino superior.