
As Universidades de topo reconheceram a importância da colaboração interdisciplinar. A investigação interdisciplinar pode ajudar as Universidades a promoverem a colaboração, a impulsionarem a inovação e a lidarem com problemas sociais complexos, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a ambiciosa Agenda da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu e a agenda de prioridades para a Investigação e Inovação.
Para enfrentar esses desafios e oportunidades, a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) lança agora a sua primeira Comunidade de Investigação Interdisciplinar (NIRC), sob o tema Sistemas Energéticos Sustentáveis, com o apoio da Galp.
PORQUÊ SISTEMAS ENERGÉTICOS SUSTENTÁVEIS?
- Atualmente, os debates e tendências mundiais em Energia destacam desafios complexos que exigem ideias, ferramentas, tecnologias e políticas inovadoras.
- O alinhamento com o Pacto Ecológico Europeu e a Missão Clima: descarbonizar o sistema energético da União Europeia (UE) é crucial para atingir os objetivos climáticos de 2030 e a estratégia de neutralidade carbónica da UE até 2050. Além disso, a comunidade de investigação está já a olhar para além de 2050, apontando para sistemas energéticos positivos em carbono (ou seja, retirando dióxido de carbono da atmosfera).
- A transformação dos sistemas de energia é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e requer inovação tecnológica, novos modelos de formulação de políticas para envolver as partes interessadas, incluindo as populações locais, novos esquemas de financiamento para apoiar necessidades massivas de investimento e contratos sociais para aceitação da inovação a custos acessíveis.
- A relevância de intervenções interdisciplinares em áreas como o uso eficiente de energia, mobilidade, edifícios e indústria, produção de energia centralizada e descentralizada, opções de recolha de energia, armazenamento, entre outros, considerando aspectos tecnológicos, socioeconómicos, regulatórios e políticos.
- O compromisso da NOVA com a sustentabilidade e a capacidade de reunir especialistas de diversas áreas académicas do seu ecossistema, para aprofundar a complexidade dos sistemas de energia.
COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR DA NOVA (NIRC)
SISTEMAS ENERGÉTICOS SUSTENTÁVEIS
A nossa Visão: rumo a um futuro de energia sustentável para todos
- A NOVA está disposta a estabelecer uma comunidade de indivíduos afiliados à NOVA, de diferentes áreas académicas e origens, ansiosos para abordar a complexidade dos sistemas de energia e enfrentar desafios específicos, com uma abordagem interdisciplinar e sustentável.
- Ao unir os "investigadores relacionados com a energia" da NOVA numa comunidade, asseguramos que o conhecimento é estruturado num único local, promovendo o pensamento sistémico e abordagens holísticas para a complexidade, e os colegas podem facilmente identificar e criar sinergias internas, e com parceiros externos. Os estudantes da NOVA também serão envolvidos em programas e eventos específicos.
- A investigação poderá incluir ciência e tecnologia, impacto social e comportamental, aspetos legais e políticos da energia, economia e finanças, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e impactantes para aplicações do mundo real, alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável.
Os nossos Objetivos
- Promover e acelerar a investigação interdisciplinar na área dos Sistemas Energéticos Sustentáveis, através de programas e iniciativas concretas.
- Cultivar uma mentalidade de colaboração interdisciplinar.
- Gerar e apoiar oportunidades de investigação e inovação (com níveis de TRL mais elevados).
- Apoiar o desenvolvimento de novas políticas públicas na área da Energia.
A Comunidade de Investigação Interdisciplinar em Sistemas Energéticos Sustentáveis é apoiada pela Galp.
Manifestações de Interesse
A NOVA procura agora Manifestações de Interesse de investigadores das diversas áreas para participar na comunidade de investigação interdisciplinar em Sistemas Energéticos Sustentáveis.
A NIRC em Sistemas Energéticos Sustentáveis reunirá investigação de uma ampla gama de áreas, incluindo meio ambiente, engenharia e tecnologia, direito, ciências sociais, economia e gestão de dados, para colaborar em projetos de investigação destinados a enfrentar os desafios complexos apresentados pelos Sistemas Energéticos Sustentáveis. Algumas áreas de investigação propostas para esta NIRC estão delineadas abaixo, embora outros tópicos sejam bem-vindos, e a abordagem de cada tópico venha a exigir contribuições de diversas disciplinas:

Os investigadores(as) interessados(as) em participar na comunidade de investigação interdisciplinar devem preencher este formulário online, e enviar uma breve Manifestação de Interesse descrevendo os seus interesses de investigação, a sua especialização e experiência em trabalhar colaborativamente com investigadores(as) de outras disciplinas. As Manifestações de Interesse devem ser enviadas até 10 de novembro de 2023.
Como parte da Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA em Sistemas Energéticos Sustentáveis, os seus membros serão convidados a participar de uma série de workshops e seminários interdisciplinares, eventos internos e externos de matchmaking e brainstorming de novas ideias, publicações conjuntas e mobilidades científicas, todos com o objetivo de promover a colaboração e a troca de conhecimento. A comunidade deverá reunir-se pessoalmente pelo menos durante meio dia por mês. Com o apoio da Galp, serão disponibilizados fundos para ajudar na transformação das melhores ideias da comunidade em projetos ambiciosos para posterior implementação ou submissão a agências de financiamento internacionais.
Para saber mais sobre a Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA em Sistemas Energéticos Sustentáveis e as suas atividades contacte nova.research@unl.pt