pixel Projetos Financiados | Universidade NOVA de Lisboa

Projetos Financiados

Projetos Nacionais

NOVA2020: NOVA in the Horizon 2020 (ficha de projeto)

ReSys - Sistema de Apoio à Modernização e capacitação da Administração Pública

NOVA @HEuropa (ficha de projeto)

Projetos Europeus

Projeto SPEAR

H2020-SwafS-2018-1

A Universidade NOVA de Lisboa integra um consórcio europeu no âmbito de um projeto H2020 subordinado ao tema igualdade de género, Supporting and Implementing Plans for Gender Equality in Academia and Research (SPEAR).

Financiado pela União Europeia, o projeto é coordenado pela Universidade do Sul da Dinamarca em conjunto com oito universidades europeias e pretende desenvolver alterações institucionais, com vista a aumentar a participação das mulheres na Investigação e Inovação, e também a melhorar as suas perspetivas de carreira.

Os principais objetivos do projeto são a realização de avaliações de impacto/auditorias de procedimentos e práticas para identificar desigualdades de género, identificação e implementação de estratégias inovadoras para corrigir qualquer tipo de descriminação e ainda o estabelecimento de metas e a monitorização do progresso através de indicadores.

A disparidade de acesso a cargos de chefia está identificada como um problema pela EU, que lançou este programa de promoção da igualdade de género na Academia e Investigação, ao qual atribuiu três milhões de euros para um período de quatro anos.

A  Vice-Reitora, Professora Isabel Nunes, lidera a equipa portuguesa que está, em conjunto com a Universidade alemã de Aachen, que já analisa estes indicadores há mais tempo, a estudar e a trabalhar com o objetivo de promover o equilíbrio de género nos órgãos de decisão das organizações universitárias.

Plano de Igualdade de Género da Universidade NOVA de Lisboa. Conheça os documentos: