pixel Eixos de atuação | Universidade NOVA de Lisboa

Eixos de atuação

A Inovação Socio-Territorial envolve todas as Unidades Constitutivas da NOVA e organiza-se em quatro eixos de atuação:

  1. Capacitação Interna;
  2. Qualidade de Vida e Bem-Estar Académico;
  3. Capacitação Externa;
  4. Coordenação e Gestão.

Eixo1: CAPACITAÇÃO INTERNA

 

Foi criada uma equipa de inovação socio-territorial com membros de todas as Unidades Orgânicas, com o objetivo de ativar uma governança integrada, um permanente diálogo e a partilha de projetos e de colaborações para estas áreas. Está em curso um detalhado mapeamento analítico das diversas atividades e projetos nos âmbitos da Inovação Socio-Territorial em cada Unidade Orgânica.

Este mapeamento e a dinamização da equipa permitirá sustentar uma rede colaborativa, potenciando-se ações de caráter mais integrado e transversal. Pretende-se ainda apoiar a promoção de processos de incubação de ideias e de projetos nestas áreas, bem como a criação de prémios e de bolsas correspondentes.

Eixo 2: QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR ACADÉMICO

 

O eixo da qualidade de vida e do bem-estar académico abrange quatro áreas: alojamento estudantil, mobilidade académica, comunidades alimentares, fomento social e urbano da comunidade académica.

Alojamento estudantil

Neste âmbito, reconhecido como significativa problemática, e em conjunto com diversos parceiros (desde logo, autárquicos) pretende-se desenvolver programas de alojamento acessível para os estudantes da NOVA mais necessitados.

Projeto Quartos Acessíveis

O Projeto Quartos Acessíveis (QA) surge como uma resposta proativa a desafios sociais prementes na Grande Lisboa. Diante da escassez de alojamento para estudantes do ensino superior, a solidão entre a terceira idade e as dificuldades financeiras de algumas famílias, o QA propõe uma solução inclusiva e inovadora.

A proposta central do QA consiste em incentivar pessoas e famílias a acolher estudantes em suas casas, estabelecendo contratos estáveis e seguros, acordos financeiros benéficos para ambas as partes e a oportunidade de apoio mútuo.

Além de aliviar a escassez de alojamento para estudantes, o QA oferece a esses jovens um ambiente familiar, apoio na transição para a vida adulta e auxílio na adaptação a uma grande cidade. Destaca-se a proximidade com as instituições de ensino, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida, desempenho académico e integração social.

O projeto não se limita a beneficiar os estudantes. Visa também combater a solidão entre os idosos, proporcionando-lhes recursos financeiros úteis, assim como para famílias e jovens.

Adicionalmente, o Projeto QA almeja contribuir para a re-densificação dos centros urbanos, oferecendo uma solução inclusiva, económica e ecológica. Uma iniciativa que aborda as necessidades habitacionais, mas também promove a coesão social, a equidade e o desenvolvimento sustentável na comunidade.

Mobilidade Académica

Com base nas conclusões de um inquérito efetuado à comunidade académica, serão ponderadas novas formas de acessibilidade e de facilitação da mobilidade urbana para a mesma.

 

Comunidades alimentares

Com base nas conclusões de um inquérito efetuado à comunidade académica, pretende-se desenvolver uma estratégia de transição para uma alimentação mais sustentável.

Projeto Alimentação Saudável e Sustentável

A transição para sistemas alimentares mais sustentáveis é crucial para atingir a neutralidade climática, através da redução do desperdício alimentar, mas também da opção por produtos locais; alinhar a oferta alimentar da NOVA com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável 2022-23 (PNPAS) da Direção Geral de Saúde; posicionar a NOVA como lider nacional e internacional no processo de transição para um sistema alimentar territorialmente mais sustentável; contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS12 (assegurar padrões sustentáveis de consumo e produção) e o ODS 17 (parcerias para a implementação dos objetivos).

 

Fomento social e urbano da comunidade académica

Nesta vertente será potenciada qualidade urbanística e o bem-estar social e cultural nos diversos campi da NOVA.

Eixo 3: CAPACITAÇÃO EXTERNA

 

A NOVA irá reforçar a sua presença em redes internacionais, no que respeita aos diversos campos de inovação social e de qualificação territorial.

Os projetos futuros incluem uma Bienal “Cidade e Ciência”, em colaboração com as autarquias da Região de Lisboa, e um Observatório da Qualidade de Vida e do Bem-Estar.

Eixo 4: COORDENAÇÃO E GESTÃO

 

A coordenação, gestão e comunicação das diversas iniciativas nesta área incluirá a activação colaborativa e digital para estes campos, e a realização de eventos, designadamente um encontro de base anual com participações dos docentes e investigadores da NOVA bem como de agentes dos ecossistemas social e territorial nacionais e internacionais.

 

 


Estruturação sequencial dos projetos de inovação Socio-Territorial (setembro 2023)