pixel Seminário Internacional "Drivers de Segurança: Respostas Tecnológicas a Novos Desafios" | Universidade NOVA de Lisboa

18 outubro 2018
Local:
Auditório 1 | Torre B| Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)

No âmbito do projeto de investigação SIM4SECURITY, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e coordenado pela Professora Teresa Ferreira Rodrigues do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA), terá lugar no dia 18 de outubro o Seminário Internacional "Drivers de Segurança: Respostas Tecnológicas a Novos Desafios".

Tendo como base a relação entre tecnologia e segurança pública, o seminário procura responder às seguintes questões:

• Como pode a tecnologia reforçar a segurança e prevenir os riscos potenciados pela da sua própria evolução?
  • Estarão as políticas públicas de segurança a acompanhar o ritmo da mudança e a perspetivar os modelos de interação e cooperação na globalização?

Serão apresentados ao público os resultados do projeto de investigação SIM4SECURITY, em curso desde 2016, e feita a apresentação do livro Modelos Preditivos & Segurança Pública pelo Doutor Rui Pereira. O evento contará com a participação do jurista e ex-Ministro da Administração Interna Rui Pereira, do ex-Secretário Geral do Sistema de Segurança Interna Juiz Desembargador Antero Luís, do deputado José Magalhães, de Dalila Araújo, ex-Secretária de Estado da Administração Interna e membro da equipa do projeto, do Tenente-General Rui Clero, Comandante Operacional da GNR, do Superintendente da PSP Luís Elias, da jurista Alice Feiteira e da Diretora do Fórum Europeu para a Segurança Urbana (FESU), Elizabeth Johnson.

A entrada neste seminário é livre.

Consulte o programa completo

Sobre o Projeto

O SIM4SECURITY é constituído por uma equipa de investigadores com competências nas áreas da ciência politica, da segurança interna e da gestão de informação e criou uma solução tecnológica de apoio à decisão, em sede de políticas públicas de segurança, baseada no desenvolvimento de um modelo SIG e na elaboração de cenários demográficos, com vista a melhorar a eficácia da atividade operacional das forças de segurança. O SIM4SECURITY pretende fornecer uma completa e extensa avaliação e análise espacial do setor de segurança pública face às responsabilidades do Estado e às expetativas da população, inédita em Portugal.

Cartaz Seminário Internacional Segurança Pública e Tecnologia