pixel Curso de Design Thinking | Universidade NOVA de Lisboa

Curso de Design Thinking

Curso de Design Thinking

 

 

 

 

 

O QUE É?

Descrição do curso 

O curso de Design Thinking é sobre acreditar que se pode fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional, de modo a chegar a soluções novas, relevantes e com um impacto positivo. 
Este curso contribui para aumentar a confiança nas suas capacidades criativas e mostra-lhe como transformar aquilo que lhe parecem desafios difíceis em oportunidades. 

O que é o Design Thinking? 

  • Centra-se na pessoa – O Design Thinking começa com uma profunda empatia e conhecimento das necessidades e motivações das pessoas. 
  • É colaborativo – Grandes mentes juntas são sempre mais fortes a resolver um desafio do que apenas uma. O Design Thinking beneficia, assim, de diversos pontos de vista e perspetivas e é um processo em que a criatividade de um reforça a criatividade de todos. 
  • É otimista – Acredita que todos podemos criar mudança – não importa quão grande é o problema, quão curto é o tempo ou quão baixo é o orçamento. Não importa que constrangimentos existem, este pode ser um processo agradável. 

Este curso de 2 dias proporciona aos estudantes de doutoramento um conjunto de ferramentas e técnicas para pensar diferente, para ver novas oportunidades e para criar soluções inovadoras com impacto.

 

PARA QUEM?

Este curso destina-se a estudantes de doutoramento da Universidade Nova de Lisboa e Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc) que queiram aumentar a criatividade e as competências de investigação qualitativa, aplicadas ao desenvolvimento pessoal ou a novos empreendimentos.

QUANDO e ONDE?

29.ª edição: Sextas-feiras, 20 e 27 de maio 2022 | ONLINE

Horário:

Dia 20 maio - (Sessão síncrona– 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 16h15

Dia 20 maio - (Sessão assíncrona) – 16h15 às 17h00

Dia 27 maio - (Sessão síncrona) – 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30

CARGA HORÁRIA

Carga Horária Total: 28 horas // 1 ECTS (2 dias)
 

Dia 1 (Competências de Design Thinking) 

Os participantes trabalham em equipas e desenham um projeto inovador do princípio ao fim, passando por todos os passos que caracterizam o processo de design thinking. 

Os participantes não vão assentar apenas em processos analíticos mas também mostrar as suas capacidades de identificação de todos os aspetos salientes e por vezes contraditórios de um problema confuso. Vão poder criar novas soluções que vão além e melhoram drasticamente as alternativas existentes. 

O processo centra-se numa abordagem de 3 etapas: 
Etapa 1 – INSPIRAR – identificar problemas e oportunidades que motivam a procura de novas ideias. Inclui a definição do desafio, a observação de utilizadores, a revisão de utilizadores extremos e a formação e criação de novos conhecimentos. 
Etapa 2 – IDEALIZAR – gerar grandes ideias, indo para uma fase mais abstrata para enquadrar abertamente novas oportunidades, debater ideias, sintetizá-las e classificá-las/categorizá-las. 
Etapa 3 – IMPLEMENTAR – Passar das ideias apontadas num post it para a realidade. O principal objetivo é experimentar, criar guiões e preparar apresentações que vão iluminar e ajudar a afinar a nossa solução de futuro. 

Dia 2 (Aplicação – Investigação, Carreira ou Projeto) 

Os participantes reveem e integram a metodologia de design thinking nos seus objetivos pessoais, de investigação e de empreendedorismo. 

  • Revisão e aplicação ao doutoramento do processo de design thinking 
  • Design Thinking Mash-Up Project – Conjuntos de competências + criatividade e debate de ideias 
  • Imaginação do futuro – Projeto transdisciplinar e Modelo de negócio U

CORPO DOCENTE E AVALIAÇÃO

Coordenadores do Curso

Guilherme Victorino

Fernando Bação

Docente

Guilherme Victorino

 

AVALIAÇÃO

Utilização de 3 técnicas de design thinking (debate, empatia, universo paralelo)

Salvo situações devidamente comprovadas e aprovadas pela Coordenador do curso / Coordenação da NOVA Escola Doutoral, para ter acesso à avaliação e ao diploma, o requisito mínimo é a presença / participação na totalidade do curso.

 

MAIS INFO

Leitura recomendada

  • Timothy Clark, Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, John Wiley & Sons 2012
  • Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
  • Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
  • Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008