A Literacia da Informação procura dar resposta a problemas, erros ou omissões na recuperação de informação da web e que foram identificados a nível mundial, mesmo junto das gerações mais jovens. Foi reconhecido que a competência tecnológica é distinta da competência informacional, não apresentando esta, soluções adequadas à complexidade que os problemas da pesquisa de informação na Internet colocam.
O acesso fácil a um volume de informação cada vez mais alargado dá origem a dificuldades em identificar, avaliar, selecionar, localizar e aceder a fontes de informação relevantes e fidedignas, capazes de darem resposta a necessidades de informação específicas.
O objetivo principal do Curso de Literacia da Informação é dotar os alunos desse conjunto de competências, reconhecidas como indispensáveis a um bom desempenho académico, como requisitos para a aprendizagem ao longo da vida.
Aos estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa
Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc)
25.ª edição: 7, 8 e 9 de fevereiro 2023 | ONLINE
Dia 7 de fevereiro
Módulo 1 - (das 15h00 - 17h00)
Módulo 2 - (das 17h30 - 18h30)
Dia 8 de fevereiro
Módulo 3 - (das 14h00 - 16h00)
Módulo 4 - (das 16h30 - 17h30)
Dia 9 de fevereiro
Módulo 5 - (das 15h00 - 17h00)
Módulo 6 - (das 17h30 - 18h30)
* NOTA para as edições em Língua Portuguesa:
Todos os recursos educativos serão disponibilizados em língua inglesa.
FORMADORES E AVALIAÇÃO
Isabel Andrade (isabel.andrade@ensp.unl.pt)
Formadores:
1. Definição do objeto de pesquisa. Utilização de recursos e desenvolvimento de estratégias de pesquisa
FCSH - Nita Camotim (nita.camotim@fcsh.unl.pt)
2. Avaliação de fontes de informação
ENSP- Isabel Andrade (isabel.andrade@ensp.unl.pt)
3. Plágio, citações e referências bibliográficas
FCT - Ana Roxo (airr@fct.unl.pt) | FCT - Rosário Duarte (mrd@fct.unl.pt)
4. Bibliometria e publicação científica
NOVA SBE - Susana Lopes (susana.lopes@novasbe.pt) | Antónia Correia (antoniamcorreia@gmail.com)
1 ECTS | 2 dias e meio (28 horas)
Atividades | Carga Horária |
---|---|
Palestras | 16 |
Seminário | 2 |
Leitura/Auto-aprendizagem | 8 |
Avaliação: Teste de escolha múltipla | 2 |
Total | 28 |
Elementos de avaliação | Ponderação |
Teste de escolha múltipla | 100% |
Métodos pedagógicos:
Palestras. Tutoriais.
Avaliação:
A avaliação final dos alunos será feita através de um teste de escolha múltipla.
Salvo situações devidamente comprovadas e aprovadas pela Coordenador do curso / Coordenação da NOVA Escola Doutoral, para ter acesso à avaliação e ao diploma, o requisito mínimo é a presença / participação na totalidade do curso.
1) Definição do objeto de pesquisa. Utilização de recursos e desenvolvimento de estratégias de pesquisa (Saber utilizar os recursos eletrónicos de forma eficaz) – no final deste módulo:
a) Os alunos deverão estar alertados para a diversidade de recursos de informação existentes e serem capazes de identificar os mais úteis e relevantes para a sua área disciplinar/científica;
b) Os alunos deverão igualmente ficar familiarizados com os interfaces, ferramentas e estratégias utilizados na procura de informação, sabendo recorrer à pesquisa avançada e utilizar as diversas estratégias, operadores, e limitadores para melhorar a sua pesquisa.
2) Avaliação de fontes de informação – no final deste módulo:
a) Os alunos deverão saber analisar e comparar a informação proveniente de diversas fontes – impressas ou online através da aplicação de critérios de avaliação adequados;
b) Os alunos deverão ser capazes de identificar a fiabilidade, validade, rigor, autoridade, atualidade, e pontos de vista não imparciais de entre os vários critérios de avaliação de fontes de informação.
3) Plágio, citações e referências bibliográficas – no final deste módulo:
a) Os alunos deverão saber identificar os diferentes elementos e a sintaxe de uma referência bibliográfica de acordo com os diversos tipos de fontes utilizados;
b) Os alunos deverão saber reconhecer os vários modelos de referências bibliográficas;
c) Os alunos deverão ter conhecimento da existência de softwares de gestão bibliográfica;
d) Os alunos deverão saber reconhecer e evitar o plágio e estar informados da existência de softwares para deteção de plágio;
e) Os alunos deverão saber quando e/ou porquê citar uma fonte.
4) Bibliometria e publicação científica – no final deste módulo:
a) Os alunos deverão compreender o contexto e a utilização da bibliometria no ensino superior;
b) Os alunos deverão ser capazes de identificar as principais métricas utilizadas na avaliação e análise da investigação;
c) Os alunos deverão ter conhecimento das principais questões e limitações associadas à análise bibliométrica.
1. Definição do objeto de pesquisa. Utilização de recursos e recursos e desenvolvimento de estratégias de pesquisa
Badke, W. Research strategies: finding your way through the information fog. 3. New York: iUniverse, 2008.
Cunha, Isabel Ferin. Análise dos media. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
Hart, Chris. Doing a literature search: a comprehensive guide for the social sciences. London: Sage, 2006.
O'Leary, Z. The essential guide to doing your research project. Los Angeles, CA: Sage, 2010.
2. Avaliação de fontes de informação
Hoyer J. Information is social: information literacy in context. Reference Services Review. 2011; 39:10–23. doi.10.1108/00907321111108088.
Kingsley K, Galbraith GM, Herring M, Stowers E, Stewart T, Kingsley KV. Why not just Google it? : an assessment of information literacy skills in a biomedical science curriculum. BMC Medical Education. 2011; 11:17. doi:10.1186/1472-6920-11-17.
Savolainen R, Kari J. Placing the Internet in information source horizons: a study of information seeking by Internet users in the context of self-development. Library & Information Science Research. 2004; 26:415–433. doi.org/10.1016/j.lisr.2004.04.004.
3. Plágio, citações e referências bibliográficas
Caldwell C. A ten-step model for academic integrity: a positive approach for business schools. Journal of Business Ethics.2010; 92:1–13.
Kellum KK, Mark AE, Riley-Huff DA - Development, assessment and use of an on-line plagiarism tutorial. Library Hi Tech. 2011; 29(4) 641-654.
Talab R. Copyright and you: a student online plagiarism guide: detection and prevention resources (and copyright implications!). TechTrends. 2004; 48(6); 15-19.
4. Bibliometria e publicação científica
Borgman C L, Furner J. Scholarly communication and bibliometrics. Annual Review of Information Science and Technology. 2002; 36(1) 2-72.
Hirsch J. E. An index to quantify an individual’s scientific research output. PNAS. 2005; 102(46)16569-16572.
Thomson Reuters. Using bibliometrics: a guide to evaluating research performance with citation data. [Internet]. New York, NY: Thomson Reuters; 2010. [cited 2012 Dec 20]. Available from: http://researchanalytics.thomsonreuters.com/incites/.