pixel Discoveries investment summit fecha mais uma iniciativa da fábrica de startups | Universidade NOVA de Lisboa

Discoveries investment summit fecha mais uma iniciativa da fábrica de startups

O Startup Campus powered by Banif, localizado em pleno centro de Lisboa, foi palco de mais uma iniciativa da Fábrica De Startups, representada no evento por António Lucena da Faria, na passada segunda-feira dia 21 de Setembro. Em parceria com o Turismo de Portugal, apresentado por João Cotrim Figueiredo, e apoiada pela NOS, com a presença de João Moreira, a DISCOVERIES Investment Pitch, áltima etapa do programa DISCOVERIES Travel and Tourism Startup Accelerator, contou com a participação de 16 equipas, pertencentes a cerca de 8 nacionalidades diferentes. Direcionado para aspirantes do empreendedorismo com o desejo de criar valor e construir produtos de qualidade, este programa teve como objetivo tornar novas ideias em negócios de sucesso, durante 4 semanas de aceleração intensiva. Nesta fase final as equipas apresentaram aos investidores presentes os seus projetos, que revelaram uma interessante multiplicidade de campos de ação.

A equipa Seabookings, fundada na nossa Starters Academy 2014, das irmãs Bo Irik e Femke Irik centrou-se no setor marítimo, com reservas online para passeios no mar, permitindo, ainda, aos turistas comprar e reservar as melhores atividades em curso.

A 1clickTRIP, fundada em Lisboa, em Maio deste ano pela equipa de Eduardo Passos, Gonçalo Grazina, Filipa Tomaz e Paulo Sá Ferreira idealizou um mobile-first app com informações integradas de transporte páblico, com horários, preços e localizações em tempo real, onde utilizadores registados podem reservar e comprar bilhetes eletrónicos para uma viagem sem complicações.

A ArchPaths, fundada em Coimbra pela equipa de Alexandre Cardoso e Nuno Soares, data de Março de 2014 e tem como objetivo a promoção das melhores manifestações arquitetónicas de Lisboa, tornando esta vertente turística mais acessível através de uma aplicação móvel.

Por sua vez, a ClaimAir, com origem em Praga, Repáblica Checa, fundada em Abril de 2014 sob a alçada de Jakub Ladra e Jakub Will Loos apresentou uma aplicação web como solução para atrasos e cancelamentos de voos, bem como informação acerca da bagagem dos passageiros, colocando-os a par da sua situação de viagem.

Os hotéis foram, igualmente, levados em conta pelas equipas do programa DISCOVERIES, nomeadamente, pela GuestJoy, de Talin, Estónia, criada em Agosto de 2014 por Alar ülem e Annika ülem, que desenvolveu um rececionista móvel para hotéis independentes, através da utilização de smartphones. A Climber, fundada em Maio deste ano, na capital portuguesa, por Mário Mouraz e João Pedro Feliciano, tem como finalidade a maximização das receitas dos hotéis, a partir de uma estratégia SaaS (software-as-a-service).

A DayTrippn, de Março de 2015, teve origem em Lisboa pelas mãos de Elysia Busick David, João David e Garrett Moeller, direcionando-se para um mercado de partilha e venda de experiências de viagem ánicas, promovendo o turismo sustentável em Portugal.

Em Setembro de 2013 surgiu em Londres, Reino Unido, a DreamPerks, de Cris Perera e Phil Daniel, orientada para uma plataforma de viagens no sentido das bucket lists, atividades que os indivíduos pretendam experienciar no seu período de vida.

A GoTo, desenvolvida em Lisboa, em Junho deste ano, pela equipa de Luís Caixado, Hugo Santos e Carlos Teixeira focou a sua atenção numa aplicação que auxilia os viajantes da cidade a escolherem a solução de transporte que mais se adequa às suas necessidades através de flyers informativos em formato de aplicação, deixando para trás os tradicionais flyers em papel.

A Holland Haptics, de Frederic Petrignani, originária em Amesterdão, Agosto de 2012, propõe segurar a mão da cara-metade através da Internet, simulando esta prática a partir de um sistema portátil, wireless e acessível de hardware e software.

Datada de Fevereiro de 2014, a Seabookings, proveniente de Lagos, da equipa de Bo Irik e Femke Irik centrou-se no setor marítimo, com reservas online para passeios no mar, permitindo, ainda, aos turistas comprar e reservar as melhores atividades em curso.

Party with a Local, fundada em Outubro de 2012 em Amesterdão por Dan Fennessy, consiste numa aplicação grátis que liga os viajantes aos residentes locais que se queiram divertir em conjunto.

Iniciada em São Paulo, Brasil, no final de 2014, a Practio, de Kaue Machado, Karuan Bertoluci e Vinicius Almeida foca-se num mercado de aprendizagem que liga pessoas que queiram praticar ou aprender alguma temática a indivíduos próximos, capazes de a ensinar ou praticar em conjunto.

A criação de um sistema de dados orientado para grupos em visitas guiadas, no sentido de uma pesquisa simples e divertida acerca das suas tours, TourVia.me, surgiu em Podgorica, Montenegro, no início de 2014 sob a alçada de Bojan Ćinćur, Dražen Žujović, Miloš Mrdović e Miroslav Boljević.

Em Março de 2015 fundou-se a Travelsify.me, no Luxemburgo, pela equipa de Alexandra F. Ramos e Bruno Chauvat, que consiste num serviço de recomendações de viagens personalizadas. A Tripaya, fundada em Abril de 2015 em território nacional por André Ramos e Gustavo Ramos compõe-se a partir de um serviço online gratuito destinado a pessoas que têm gosto em viajar mas não têm possibilidade de realizar o "trabalho de campo" por si mesmos. Através do delineamento do seu local de interesse e orçamento disponível, segue-se o planeamento da viagem auxiliado pela Tripaya.

Por fim, foi a vez da Ubeos partilhar o seu projeto, que incide numa iniciativa em formato de "leilão" entre agências de viagens para terem acesso aos clientes com base nos seus desejos turísticos. Fundada em Setembro de 2014 em Aveiro, integra-se na equipa Carlos Carvalho e Hugo Duarte.

O evento contou, ainda, com algumas considerações finais por parte de Mário Ferreira, representante da empresa DouroAzul, e de Pedro Gonçalves, Secretário de Estado da Inovação, que marcaram presença nesta etapa final do programa DISCOVERIES.

Por: Sofia Sousa - estagiária de comunicação do Gabinete de Empreendedorismo da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa