pixel Entrevista a João Caxaria da Codacy | Universidade NOVA de Lisboa

Entrevista a João Caxaria da Codacy

João Caxaria é CTO na Codacy e frequentou a Licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

Codacy

A Codacy é uma empresa que analisa código e para isso tem uma aplicação. Funciona como uma ferramenta de revisão de código automatizado que permite aos programadores economizar tempo. Os programadores vão à plataforma, digitam os seus projetos e a Codacy realiza de forma automática as revisões.

1. O que fez despoletar a vontade de criar um novo negócio? Como é que a ideia surgiu?

João Caxaria: Eu conheci o Jaime Jorge, o meu co-fundador quando ele estava na faculdade a fazer uma tese que tinha a ver com análise de código e na altura achei que era uma boa ideia e comecei a ajudá-lo. A ideia surgiu assim, a partir de um trabalho de faculdade.

2. Qual a importância da equipa na criação de um novo negócio?

JC: é tudo! Não há nada que numa empresa não gire à volta da equipa. Sem a equipa que temos não estávamos onde estamos. Não há nada mais importante. Claro que a ideia também é importante, mas só com a equipa certa é que se consegue levar essa ideia para a frente.

3. Qual é a melhor parte de ser empreendedor?

JC: A melhor parte é a liberdade. Temos mais liberdade para ver onde queremos ir, onde queremos chegar e o que precisamos de fazer para chegar a esse ponto. Por vezes trabalhamos até muito tarde, mas no dia seguinte, o facto de vermos que as coisas estão feitas e bem-feitas, é a melhor coisa. Por exemplo, ontem (dia 26 de março de 2015) estivemos aqui há trabalhar até à meia-noite e meia e hoje de manhã já cá estamos todos novamente. Há esta motivação que provavelmente não existiria numa empresa grande onde cada um tem a sua tarefa e um horário específico para a cumprir.

4. Acha que o background académico é importante para se tornar um bom empreendedor? Porquê?

JC: Eu acho que é importante porque nos dá alguma confiança acerca do que conseguimos fazer, mas qualquer pessoa que tenha vontade consegue chegar a bom porto.

5. Que conselhos daria a alguém que se quer tornar empreendedor?

JC: é começar já! Não há nada melhor do que tentar já. Esta é a quarta ou quinta startup em que estou envolvido e o que aprendi com todas as vezes que falhámos é que o importante é começar logo, o mais cedo possível.

6. Que impacto teve para vocês estarem incubados na Startup Lisboa?

JC: Foi muito bom! Primeiro porque temos um escritório aqui na baixa, mesmo no centro de Lisboa. Segundo, também nos deu algum cartão de visita quando ainda não tínhamos muita notoriedade lá fora, tanto esta incubadora, como uma em Inglaterra onde também estivemos incubados. Acho que é importante termos um escritório numa sítio como este para não sermos "apenas uma empresa que está numa garagem". Mas não há nada de mal em ser "apenas uma empresa que está numa garagem".

7. Como foi a experiência de ter vencido o Web Summit em Dublin? JC:

Foi um pouco estranho, na verdade, porque na altura, não demos grande importância ao Web Summit, mas a verdade é que tem vindo a dar grande notoriedade à Codacy. Esta semana, no evento da Microsoft em Lisboa, fomos distinguidos com um prémio de Startup do ano, e acho que isso pode ser, muito provavelmente, um reflexo do Web Summit.