pixel «A Europa e a Crise dos Refugiados» - Novas Conversas com... Constança Urbano de Sousa e Nuno Piçarra | Universidade NOVA de Lisboa

"A Europa e a Crise dos Refugiados" - Novas Conversas com... Constança Urbano de Sousa e Nuno Piçarra

1.ª Conversa do Ciclo "Questões sobre a Mobilidade"

26 de outubro de 2015 | 18h |Local: FCSH - Edifício ID - Sala Multiusos 2| Entrada Livre, mas sujeita a inscrição.

A difusão da imagem de Aylan Kurdi – o menino sírio encontrado sem vida numa praia turca – teve um efeito performativo indiscutível na actual crise de refugiados: a mobilização da opinião páblica forçou algumas respostas políticas nacionais e o léxico quotidiano passou a distinguir com clareza os chamados ‘migrantes económicos’ e os ‘refugiados’.

No entanto, antes da actual ‘crise de refugiados’, a Europa e o mundo eram já fortemente interpelados pela ‘crise dos migrantes’ que começou por se definir como a ‘crise do Mediterrâneo’. Com efeito, desde 2000, mais de 22.000 pessoas perderam a vida ao tentar chegar à Europa pelo Mediterrâneo.

Perante tais tragédias, como é que esta Europa - escolhida como destino por tantos – tem reagido e como poderá vir a lidar com a actual crise? Nesta sessão das ‘NOVAs Conversas com’ serão discutidos temas absolutamente centrais para tentar responder a esta questão, como o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça da União Europeia e as políticas que o integram (fronteiras, vistos, asilo e imigração) cujos destinatários são os nacionais de países terceiros.

Constança Urbano de Sousa, Professora de Direito da União Europeia e Directora do Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa e Professora Convidada no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Investigadora do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas - Ratio Legis e colaboradora do OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores e do CEDIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade. Membro da Odysseus Network – Academic Network for Legal Studies on Immigration and Asylum in Europe, coordenada pela Université Libre de Bruxelles.

As suas principais áreas de investigação relacionam-se com Direito da Imigração, Direito de Asilo e o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça da União Europeia.

Nuno Piçarra, Professor de Direito da União Europeia, Subdirector da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Director da Revista Themis.

Investigador do CEDIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade. Membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Membro da Free Movement of Workers and Social Coordination, coordenada pela Universidade de Gand, e da Odysseus Network – Academic Network for Legal Studies on Immigration and Asylum in Europe, coordenada pela Université Libre de Bruxelles.

As suas principais áreas de investigação relacionam-se com o Direito Constitucional da União Europeia, o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça e os sistemas jurisdicionais multinível.

Sobre as NOVAs Conversas

As NOVAs Conversas são sessões com convidados oriundos de todas as áreas do conhecimento e pensamento: um conjunto eclético de oradores.

As NOVAs Conversas caracterizam-se por:

• Diversidade temática - das ciências sociais, artes e humanidades às ciências exactas e da vida - num estilo de tertália informal e linguagem acessível a um páblico não especializado.
  • Promoção do diálogo disciplinar e científico e estímulo à quebra de barreiras entre as diferentes áreas do conhecimento abrangidas pelas várias unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa.
  • Divulgação científica generalizada e promoção da discussão crítica multidisciplinar: sessões dirigidas a um páblico universitário não especializado, mas abertas a qualquer interessado.

Organização: Comissão de Estudantes de Doutoramento da NOVA Escola Doutoral.