pixel Lançados os primeiros projetos colaborativos da Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA (NIRC), em Sistemas Energéticos Sustentáveis | Universidade NOVA de Lisboa

Lançados os primeiros projetos colaborativos da Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA (NIRC), em Sistemas Energéticos Sustentáveis

Um projeto que reforça o compromisso da NOVA em enfrentar os desafios emergentes do tema.

"Sabia que a Península Ibérica tem a oportunidade de ser líder na Europa como laboratório de produção de energias renováveis?”. Ou: “Sabia que o biometano, uma alternativa sustentável ao gás natural, tem um potencial imenso para reduzir as emissões de gases com efeito estufa?” Ou ainda: “Sabia que as baterias usadas de carros elétricos têm em si um potencial tremendo para revolucionar toda a indústria energética?”.   

Em tom de provocação, estes desafios estão à vista nos vários cartazes afixados nas paredes no Innovation and Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS), onde se reuniu o grupo de especialistas das várias unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa que aceitou o desafio de integrar a primeira NIRC - Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA (NIRC), dedicada aos Sistemas Energéticos Sustentáveis.    

A abrir este segundo workshop da NIRC, esta quarta-feira, 17, depois da sessão de lançamento no final do ano passado, Isabel Rocha, vice-reitora com o pelouro da Investigação, Inovação e da Criação de Valor, fez questão de lhes dar as boas-vindas e reforçar o compromisso da NOVA em enfrentar os desafios emergentes do tema.  

Guilherme Vitorino, coordenador daquele laboratório da NOVA IMS, explicou a ordem de trabalhos logo de seguida: durante a tarde, ser-lhes-iam apresentados vários desafios, com o objetivo de se estabelecerem grupos, com membros das diferentes escolas presentes – da NOVA FCT ao ITQB NOVA, passando pela NOVA FCSH e NOVA School of Law – e no fim terem uma ideia de projeto colaborativo que pudessem candidatar a financiamento.   

“Pensem nas áreas em que o vosso conhecimento pode contribuir para criar inovação, cruzando isso com os desafios que nos foram lançados”, sintetizou aquele responsável, apontando para as frases provocadoras afixadas nas paredes do laboratório.   

Organizado pela Divisão de Apoio à Investigação e Inovação da NOVA, o workshop liderado pelo Professor Guilherme Victorino e a sua equipa do NOVA Innovation & Analytics Lab contou com a participação de 16 investigadores, e também de membros da Galp, empresa parceira da NIRC em Sistemas Energéticos Sustentáveis. No final formaram-se 4 equipas que começaram já a preparar as suas candidaturas com projetos bastante inspiradores.

Um terceiro workshop está planeado para o final de fevereiro (com data ainda a definir). Os concursos para financiamento de projetos da comunidade de investigação interdisciplinar estarão disponíveis em breve assim como toda a documentação de suporte. 

 

 

Para saber mais sobre esta comunidade, visite o nosso site    

Candidaturas abertas : junte-se a nós e inscreva-se aqui!