pixel Conferência na NOVA: Envelhecimento, Estilos de Vida e Ética em discussão | Universidade NOVA de Lisboa

Conferência na NOVA: Envelhecimento, Estilos de Vida e Ética em discussão

“A Universidade NOVA de Lisboa é a universidade portuguesa que maior compromisso tem com a área da saúde”, sublinhou o Vice-reitor da NOVA, José Fragata, no âmbito da conferência “O Futuro da Medicina e Temas Centrais da Vida - Envelhecimento, Estilos de Vida, Ética”. A iniciativa, integrada nas comemorações dos 150 anos sobre o nascimento de Alfredo da Silva, fundador do Grupo CUF, decorreu no dia 13 de abril e teve lugar na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. A organização do evento foi levada a cabo pela Fundação Amélia de Mello em parceria com a NOVA e a NOVA Medical School (NMS).

A conferência, que teve transmissão online, juntou o Vice-Reitor da NOVA, José Fragata, o diretor da NMS, Jaime Cunha Branco,  o Presidente Fundação Amélia de Mello, Vasco de Mello, o Patologista Clínico, José Germano de Sousa, e ainda vários professores da NOVA.

Durante a sessão de abertura, o Vice-reitor da NOVA, José Fragata, afirmou que o colóquio era uma forma de honrar o empresário Alfredo da Silva, que “sempre soube compatibilizar os valores da economia com a proteção social e a saúde”. Sublinhou ainda “o compromisso académico e técnico-científico” da Universidade NOVA de Lisboa, “materializado no ensino e na investigação, mas também na intervenção social, nomeadamente pelas parcerias com a indústria e pelo serviço à comunidade”. “Intervenção que fazemos tanto a nível local, como internacional, pondo o saber ao serviço da comunidade global, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.”

Por sua vez,  Jaime Cunha Branco, diretor da NMS, destacou os temas da Conferência, “quatro temas fundamentais para a prática da medicina de hoje e de amanhã”.

Já Vasco de Mello, Presidente da Fundação Amélia de Mello e bisneto de Alfredo da Silva, chamou a atenção para a pressão sobre o sistema de saúde, decorrente do envelhecimento populacional, assumindo que a conferência tinha como objetivo ajudar a responder à questão: “Quem tomará conta de nós no futuro?”

Após a sessão de abertura, seguiram-se várias intervenções e debates. A temática “Atualidade Ética em Medicina” foi trazida pela Professora Helena Pereira de Melo, da NOVA School of Law, que refletiu sobre a necessidade de garantir a segurança das pessoas sobre quem incidem os ensaios clínicos, sublinhando o facto das novas tecnologias colocarem novos problemas éticos.

Já Conceição Calhau, Professora da NMS, falou sobre “Estilos de Vida na Saúde e na Doença”, referindo que esta é uma “área pioneira da NMS no ensino médico em Portugal”. “O desafio do presente e do futuro passa por dar mais vida aos anos e não só mais anos à vida.”

Helena Canhão, também Professora da NMS, discursou sobre “Desafios Médicos e Socioeconómicos do Envelhecimento”, chamando a atenção para o facto de que há hoje uma maior expectativa média de vida, mas ainda continuam a existir muitas desigualdades entre indivíduos e diferenças entre países no que respeita à qualidade de vida nos últimos 5/10 anos de vida (acima dos 65 anos).

A Nova School of Science and Technology (FCT NOVA) fez-se representar pelo Professor José Paulo Santos que optou por falar sobre a “Importância das Novas Tecnologias em Saúde” e sublinhou a necessidade do tratamento da informação requerer novos métodos, dado o elevado número de dados potenciado pelas novas tecnologias.

“O Futuro da Saúde já começou” foi o mote da apresentação proferida pelo Patologista Clínico José Germano de Sousa, que referiu que a Inteligência Artificial, as ferramentas IoMT potenciadas pela rede 5G, a terapia genética e a telemedicina mudarão o modo de prestação de cuidados de saúde. Num tom optimista, terminou a sessão dizendo que o objetivo é “oferecer mais médicos e melhores médicos no futuro que aí vem”.

O vídeo do evento está disponível aqui.