pixel Consórcio TAGUS Tank atribuíu prémios a Projetos de Investigação em Medicina no valor de 100 mil euros | Universidade NOVA de Lisboa

Consórcio TAGUS Tank atribuíu prémios a Projetos de Investigação em Medicina no valor de 100 mil euros

Premiados projetos na área do cancro, surdez nas crianças, redução do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias nos jovens e ainda os efeitos dos videojogos na motricidade dos adolescentes.

A Universidade NOVA de Lisboa e a José de Mello Saúde, atribuíram hoje cinco prémios, no valor de 20 mil euros cada, a projetos de investigação em Medicina do nosso país, no âmbito da aliança criada em 2016 através do consórcio Tagus TANK - Tagus Academic Network for Knowledge.

O objetivo do programa “Projetos de Investigação em Medicina” (PIM) do Tagus TANK é a promoção e financiamento de projetos que estimulem o desenvolvimento de novas linhas de investigação médica de excelência no âmbito da colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa e a José de Mello Saúde. 

A primeira edição desta iniciativa conjunta premeia projetos na área do cancro da mama e do pulmão, surdez nas crianças, redução do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias nos jovens e ainda os efeitos dos videojogos na motricidade dos adolescentes.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na Sala dos Atos da NOVA Medical School, em Lisboa, e contou com a presença do reitor da NOVA, Professor João Sàágua, do presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, Dr. Salvador de Mello e do Professor António Rendas, presidente do Comité Científico dos Prémios.


Da esq. para a dir: Prof. João Paço (em rep. da Prof. Cristina Caroça), Prof. Guadalupe Cabral, Prof. Miguel Xavier,
Dra. Patrícia Gonçalves, Dr. Salvador de Mello,  Prof. João Sàágua, Prof. António Rendas, Prof. José Fragata,
Prof. António Bugalho e Dr. Hugo de Castro Faria.

Projetos de Investigação Vencedores

Projeto “G6PD deficiency and possible association of hearing loss or absence of speech in São Tomé and Príncipe”

Especialista em Otorrinolaringologia na CUF e Professora na NOVA Medical School, Cristina Caroça lidera uma das equipas vencedoras desta iniciativa. O seu projeto de investigação nasceu da experiência nas missões humanitárias do Instituto Marquês de Valle Flôr na qual o Hospital CUF Infante Santo colabora desde 2011, levando equipas de médicos, técnicos, enfermeiros, audiologistas e terapeutas CUF a São Tomé e Príncipe. Nestas missões verificou “um elevado número de casos de crianças com surdez neurosensorial irreversível”. Constatou ainda “uma elevada prevalência de uma alteração do sangue” que, de algum modo, “protege a população da doença endémica daquele país – a malária – mas que poderá ser um dos fatores responsáveis pela surdez e pelo quadro de icterícia neonatal severa, e esta pelas alterações no desenvolvimento cognitivo da criança.” Ao longo dos últimos anos, têm surgido crianças que ouvem, mas não apresentam oralidade, pretendendo-se agora alargar a amostra já obtida para obter resultados com maior peso estatístico e investigar a eventual ausência de oralidade em crianças ouvintes.

Projeto “Innovative Approaches to Target Tumor-Draining Lymph Nodes in Lung Cancer Patients”

António Bugalho, Pneumologista da CUF e Professor da NOVA Medical School é também coordenador de um dos projetos vencedores com o trabalho “Abordagem inovadora no estudo dos gânglios linfáticos metastáticos em doentes com cancro do pulmão”. Uma investigação que procura “estudar um dos compartimentos muitas vezes afetados pelas células cancerígenas, os gânglios linfáticos”. Sendo o cancro do pulmão uma das principais causas de mortalidade por cancro no mundo e em Portugal, com esta investigação, de acordo com António Bugalho, procuram-se resultados que permitam “uma maior compreensão de como conter a evolução do cancro do pulmão e que se traduzam numa melhoria da sobrevivência e qualidade de vida das pessoas que dele padecem."

Projeto “HLA-DR+ T cell subsets as biomarkers of breast cancer aggressiveness and patient response to neoadjuvant chemotherapy”

A Investigadora do CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, da NOVA Medical School, Guadalupe Cabral, em colaboração com a CUF - Instituto de Oncologia e os Hospitais Fernando Fonseca e Vila Franca de Xira, dedica a sua investigação à relação entre o sistema imunitário e o cancro da mama. Com este trabalho, verificaram que “os doentes com cancro da mama que têm à partida na superfície dos seus linfócitos T, as células imunitárias que têm capacidade de matar células tumorais, respondem positivamente à quimioterapia convencional.” A equipa de investigação liderada por Guadalupe Cabral pretende agora que os resultados inovadores deste estudo sejam validados para que possam contribuir para tornar mais eficientes os tratamentos disponibilizados a cada mulher com cancro da mama, poupando-se tempo e recursos, e evitando a aplicação de tratamentos sem benefícios, ou mesmo com efeitos nocivos.

Projeto “Impact of a school health intervention program on teenagers substance abuse reduction”

O projeto liderado pelo Pediatra do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, Hugo Castro Faria – “Impacto de um programa de intervenção para a saúde em escolas na redução de consumo de substâncias entre os adolescentes” – propõe-se a desenvolver estratégias eficazes que permitam inverter a tendência verificada em diversos estudos que indicam que os adolescentes portugueses apresentam um comportamento preocupante no consumo de substâncias como o tabaco, álcool e cannabis, “com consumo significativo em idades precoces”. Sendo importante o desenvolvimento de estratégias eficazes, os autores do estudo desenharam um projeto de intervenção por profissionais de saúde, de proximidade, ao longo de dois anos, que vai para além das habituais palestras informativas para um grande número de alunos. Esta intervenção, inicialmente restrita a um grupo, pretende apurar se os consumos se tornam ou não menos frequentes, para que possa ser a base de um programa mais generalizado de interação entre escolas e serviços de saúde.

Projeto “Teenager motor skills – do videogames matter?”

A Pediatra do Hospital CUF Cascais, Patrícia de Almeida Rodrigues Gonçalves, aborda no seu projeto de investigação – “Teenager motor skills – do videogames matter?” – as consequências da utilização dos videojogos, procurando ir para além dos seus efeitos negativos, tais como o isolamento, a adição, a violência, ou a obesidade, entre outros. Assim, sabendo-se que “as novas tecnologias já fazem parte do dia-a-dia habitual das crianças e adolescentes” e que “segundo uma pesquisa recente, 38% dos adolescentes portugueses passa, pelo menos, uma hora por dia a jogar videojogos”, pretende-se investigar também “os seus efeitos positivos e inclui-los num estilo de vida saudável”. Isto porque “alguns estudos parecem mostrar uma melhoria do desempenho em tarefas relacionadas com a motricidade fina, depois da utilização de determinados videojogos.”

 

Júri dos Prémios

Os projetos candidatos são avaliados por um júri independente presidido por António Rendas, Professor Catedrático de Medicina, Investigador na NOVA Medical School e antigo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa. A Comissão Científica inclui personalidades prestigiadas como Jaime Branco, Médico, Professor Catedrático e Diretor da NOVA Medical School; António Jacinto, Investigador, Subdiretor da NOVA Medical School e Coordenador do CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School; José Fragata, Médico, Professor Catedrático da NOVA Medical School, e Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa; João Paço, Médico, Professor Catedrático da NOVA Medical School, Diretor Clínico do Hospital CUF Infante Santo e Presidente do Conselho Médico da José de Mello Saúde; e Piedade Sande Lemos, Médica, Professora Auxiliar da NOVA Medical School e Diretora Clínica do Hospital CUF Cascais.

 

Sobre o Tagus TANK - Tagus Academic Network for Knowledge

Criado em março de 2016, o "Tagus Academic Network for Knowledge"  (Tagus TANK) é um consórcio constituído pela Universidade NOVA de Lisboa e pela José de Mello Saúde com o objetivo de promover o conhecimento em saúde, através da formação e qualificação dos profissionais do setor, do apoio à investigação clínica em Portugal, promovendo igualmente novas formas de cooperação em áreas ligadas à Medicina, Direito, Gestão ou Engenharia em Saúde.