pixel NOVA atribui Doutoramento Honoris Causa a George Bermann | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA atribui Doutoramento Honoris Causa a George Bermann

Doutoramento Honoris Causa de George Bermann pela Universidade NOVA.

A Universidade Nova de Lisboa atribuiu, no dia 16 de outubro, o Doutoramento Honoris Causa ao reputado especialista em Direito, George Bermann. Considerado como o grande embaixador da Arbitragem Internacional, o Reitor da NOVA, João Sàágua, foi mais longe e apelidou-o de Nações Unidas da Arbitragem Internacional - pela sua capacidade de mediar e resolver conflitos por todo o mundo.

O currículo de Bermann inclui, entre outros feitos, o testemunho perante o Comité Judiciário do Senado sobre os países da OPEP, o aconselhamento do Congresso Popular da China sobre responsabilidade governamental, o fornecimento de recomendações à Câmara dos Lordes do Reino Unido sobre a ratificação do projecto de constituição da União Europeia, formação a juristas iraquianos e a representação de uma empresa petrolífera Argentina contra o Turquemenistão. Professor de Direito na Columbia Law School, detentor da Cátedra Jean Monnet de Direito da União Europeia, é ainda Diretor do Centro Internacional de Arbitragem para o Comércio e Investimento (CICIA), do qual foi fundador.

Estiverem presentes na cerimónia a diretora da Faculdade de Direito (FD), Mariana França Gouveia, também madrinha do laureado, e Maria Helena Brito, também da FD, que fez o elogio do laureado.

João Sàágua, Reitor da NOVA, sublinhou a ponte entre a excelência do trabalho de George Bermann na Columbia Law School e os objetivos da Faculdade de Direito e da Universidade Nova de Lisboa. «Além das atividades tradicionais de investigação e ensino, a Faculdade de Direito da  NOVA adotou a Sustentabilidade como parte da sua estratégia para criar um impacto positivo na sociedade. Isso inclui o desenvolvimento de relações estreitas com as mais conceituadas escolas de direito da Europa e dos Estados Unidos que demonstram preocupação com questões globais e interdisciplinares», afirmou.


São já mais de 100 as personalidades distinguidas pela NOVA com o Doutoramento Honoris Causa.