pixel NOVA FCSH integra projeto que recebe 10 M€ para estudar os oceanos | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA FCSH integra projeto que recebe 10 M€ para estudar os oceanos

4-OCEANS dá a Portugal primeira ERC Synergy Grant nas Humanidades

Cristina

Conhecer o passado dos oceanos e o impacto da vida marinha nas sociedades humanas para compreender o presente e antecipar o futuro. É este o objetivo de 4-OCEANS, o projeto liderado em Portugal pela investigadora da NOVA FCSH Cristina Brito e que dá ao país a primeira ERC Synergy Grant na área das Humanidades. A bolsa europeia tem o valor de 10 milhões de euros, a atribuir ao grupo internacional de quatro investigadores que está a desenvolver o projeto.

“4-OCEANS terá um grande impacto para a produção de conhecimento sobre o passado dos oceanos e os resultados serão transformadores para a nossa compreensão sobre a escala e impactos de uma globalização ecológica, no meio marinho”, explica Cristina Brito. E acrescenta: “Iremos produzir um Atlas da Exploração Histórica dos Recursos Marinhos, de acesso aberto, que será relevante para todos os temas académicos que se relacionam com o passado e o presente dos oceanos”.

Para Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA, “Cristina Brito está de parabéns pela atribuição desta bolsa europeia, que é também o reconhecimento do trabalho de excelência que a Universidade desenvolve e que vem reforçar a importância da sustentabilidade e da interdisciplinaridade como pilares estratégicos da NOVA”.

Num momento em que o mar assume especial relevância, o projeto, a decorrer entre 2021 e 2027, vai contribuir para a literacia dos oceanos, num mundo que depende dos recursos marinhos para a subsistência e segurança alimentar, bem como fortalecer o papel das Humanidades para o estudo e conhecimento dos oceanos.

Além de Cristina Brito, da NOVA FCSH (CHAM - Centro de Humanidades), 4-OCEANS conta com mais três investigadores: Poul Holm e Francis Ludlow, de Trinity College Dublin (Trinity Centre for Environmental Humanities), e James Barrett, da Cambridge University (Department of Archaeology).

João Sàágua, Reitor da NOVA, e Francisco Caramelo, Diretor da NOVA FCSH, acentuam “a satisfação pela bolsa agora atribuída a Cristina Brito, a quem deve ser reconhecido todo o mérito e prestado todo o apoio por parte da instituição”.

Nas notícias