pixel NOVA ganha bolsas no valor de 60 mil euros para investigação paleontológica | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA ganha bolsas no valor de 60 mil euros para investigação paleontológica

A Universidade NOVA de Lisboa ganhou duas bolsas de investigação em paleontologia do concurso lançado pelo Dino Parque.

Dino Parque Lourinhã

A Universidade NOVA de Lisboa ganhou duas bolsas de investigação em paleontologia do concurso lançado pelo Dino Parque.

Os três projetos científicos  vencedores vão ser financiados através de lucros obtidos com a venda de cadernetas de cromos em diferentes supermercados de todo o país, explicou o diretor científico do Parque dos Dinossauros da Lourinhã, Simão Mateus, em declarações à agência Lusa.

A venda das cadernetas atingiu 74.289 euros que permitiram financiar os projetos vencedores com bolsas de investigação lançadas pelo Dino Parque.

A Universidade NOVA de Lisboa e o Museu da Lourinhã têm 29.734 euros para aplicar num estudo sobre micro animais vertebrados que viveram em território português durante o Jurássico Superior há 150 milhões de anos. Liderado pelos paleontólogos Octávio Mateus e Miguel Moreno-Azanza, este trabalho vai contar com voluntários num esforço de envolver os cidadãos na ciência, fazer novas descobertas e conhecer a fauna que vivia com dinossauros.

O segundo projeto, financiado com 29.915 euros, é novamente da Universidade NOVA de Lisboa e do Museu da Lourinhã. Este investimento servirá para estudar o dinossauro carnívoro 'baryonix', descoberto primeiro em Inglaterra e anos mais tarde em Portugal, com vestígios encontrados no Cabo Espichel.

Os restantes 14.640 euros foram entregues ao Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG) e destinam-se a financiar a investigação relacionada com o dinossauro herbívoro 'Miragaia Longicollum', dinossauro com um dos esqueletos de dinossauros mais completos do país.

Conheça o Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA.