pixel NOVA põe o conhecimento ao serviço da cidade com novo Campus de Campolide | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA põe o conhecimento ao serviço da cidade com novo Campus de Campolide

O Dia do Campus de Campolide foi hoje celebrado com a apresentação do conceito para o novo campus.

O Dia do Campus de Campolide foi hoje celebrado com a inauguração de dois Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia: o Centro de Inovação Social (INNO) e o NOVA Smart Campus Living Lab. No evento, o Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, anunciou ainda a criação de um novo edifício para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e de um outro para a NOVA Information Management School (NOVA IMS).

Campolide, graças à NOVA, será um lugar de convergência de áreas do conhecimento decisivas para a sociedade, um espaço moderno e tecnologicamente avançado e um centro de referência internacional em Inovação Social”, sublinhou o Reitor durante o discurso de abertura do evento. “Será como um campus universitário deve ser: moderno, aberto, uma plataforma para múltiplas iniciativas, pondo o seu conhecimento e inovação ao serviço da cidade e das suas várias comunidades - sem fronteiras internas entre as diferentes escolas e áreas disciplinares, e sem fronteiras externas entre si e as comunidades envolventes.”

A cerimónia, que pode ser assistida via streaming, contou com vários intervenientes, entre eles o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida e o Vice-reitor da NOVA, José Ferreira Machado.

Com Lisboa a preparar-se para receber um novo campus universitário sustentável, inteligente e aberto à cidade, com foco na inovação social, José Ferreira Machado afirmou que o campus foi desenvolvido a partir de “um conceito de urbanismo”, tendo como objetivo ser “uma nova porta da cidade”. O Vice-reitor da NOVA partilhou ainda a convicção de que o “futuro do século XXI está nas cidades”, desafiando os convidados a refletir sobre este tema.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reiterou que a relação entre os campi universitários e as cidades “é um tema atual” e chamou à atenção para a necessidade da “dupla transição digital e ecológica” passar pelo desenvolvimento de campus universitários onde se experimente “viver de forma descarbonizada”.

Também Fernando Medina anuiu que “a relação entre a cidade e as universidades é absolutamente constitutiva e de futuro”, e Teresa Almeida sublinhou que as “cidades são hoje factor de competividade”, pois são elas que têm “a capacidade de potenciar o conhecimento”.

Adaptado para responder aos desafios da cidade, do país e do mundo e inspirado nos melhores exemplos existentes na Europa, o novo Campus de Campolide vai ser equipado com a mais inovadora tecnologia e infraestrutura e funcionará também como um laboratório de experimentação ao serviço da sociedade. O objetivo é contribuir, com a menor pegada ecológica possível, para a criação de valor com impacto no desenvolvimento socioeconómico, reforçando o compromisso da NOVA com a comunidade, o meio empresarial e o país.

Este compromisso foi, aliás, sublinhado pelo Vice-reitor da NOVA, Luís Vicente Baptista, a quem coube a apresentação, com mais detalhe, do INNO - Centro de Inovação Social. Já José Alferes, Pró-Reitor da NOVA, destacou a ambição do NOVA Smart Campus Living Lab se afirmar como um espaço “moderno” e “híbrido”, onde o “mundo digital e o mundo físico se misturam”. “O que temos a oferecer é um espaço de pessoas que gostam de conhecimento e de tecnologias.”

No evento foi ainda relembrado o compromisso da NOVA  com o desafio da sustentabilidade, a que se seguiu a assinatura de um protocolo com a Águas do Tejo Atlântico, com quem a Universidade vai desenvolver iniciativas sustentáveis inovadoras, de que é exemplo a utilização de água reciclada para rega dos vários campi universitários.

O encerramento do Dia do Campus de Campolide coube ao diretor da NOVA FCSH, Francisco Caramelo: “O caminho passa por uma universidade sem muros, sem fronteiras” que se afirma através de “um intenso e criativo diálogo com a cidade e o país”.

O Campus de Campolide, onde agora funciona a Reitoria da NOVA, a NOVA School of Law e a NOVA IMS, é mais um passo na concretização da missão da Universidade: servir a sociedade através do conhecimento.

Pode ver ou rever o evento aqui: