pixel Prémio Mundial de Engenharia atribuído à cientista Elvira Fortunato | Universidade NOVA de Lisboa

Prémio Mundial de Engenharia atribuído à cientista Elvira Fortunato

A investigadora portuguesa Elvira Fortunato, que é também Professora Catedrática e vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa, foi distinguida no dia 25 de Março com o WFEO GREE Award Women 2020, o maior prémio internacional de Engenharia, que tem por objetivo prestigiar o trabalho levado a cabo por mulheres engenheiras em todo o mundo. Em reação a este prémio, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a cientista por honrar “o país com mais uma distinção internacional”. “O seu percurso académico é uma verdadeira inspiração para todas as raparigas e jovens estudantes que pretendem seguir uma carreira em Ciência e Engenharia”, pode ler-se numa mensagem na página oficial da Presidência da República.

A candidatura ao prémio internacional de engenharia foi apresentada pela Ordem dos Engenheiros (OE) de Portugal. A investigadora portuguesa, que é também membro conselheiro desta associação profissional, foi a vencedora entre mais de duas dezenas de candidaturas apresentadas a nível mundial.

Na candidatura submetida, a OE, membro da World Federation of Engineering Organizations (WFEO), destacou o "caráter revolucionário" das soluções científicas desenvolvidas pela engenheira portuguesa na área dos materiais e da eletrónica transparente, com a produção dos primeiros transístores de filme fino de óxido, a partir de materiais sustentáveis, totalmente processados à temperatura ambiente.

Em comunicado, o bastonário da OE, Carlos Mineiro Aires, salientou que este prémio "é um orgulho para Portugal e para todos os portugueses", uma vez que “traduz a excelência da engenharia e da ciência portuguesas, bem como a sua diversidade”. Acrescentou: “É a prova de que a competência técnica, o talento e a inovação não têm limitações de género e ou geográficas, e que em Portugal existem profissionais de topo que competem e estão ao nível dos melhores em termos mundiais."

A WFEO integra as principais associações de engenharia a nível internacional, representa mais de 30 milhões de engenheiros de 100 países, é membro do principal grupo da comunidade científica e tecnológica das Nações Unidas e é associada da UNESCO.

Elvira Fortunato, que é também responsável pelo projeto SPEAR para a igualdade de género na academia, soma assim mais um prémio na sua carreira. Em Março, a investigadora também foi distinguida com o Prémio Pessoa.

Créditos da foto: Tiago Miranda