pixel Projeto Urban Co-creation Data Lab (UCD Lab) | Universidade NOVA de Lisboa

Projeto Urban Co-creation Data Lab (UCD Lab)

Universidade NOVA parceira de Projeto Urban Co-creation Data Lab (UCD Lab).

Iniciou-se hoje, dia 22 de outubro,o Projeto Urban Co-creation Data Lab (UCD Lab), cofinanciado pela União Europeia no âmbito da Connecting Europe Facility (CEF) – Telecommunication Sector, no montante de 1 milhão de euros.

Liderado por Miguel de Castro Neto, da NOVA Information Management School onde coordena o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, este projeto envolve como parceiros, para além da escola de gestão de informação da Universidade Nova de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa (através do seu Centro de Gestão e Inteligência Urbana), a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., a NEC Portugal - Telecomunicações e Sistemas S.A. e o Barcelona Supercomputing Center - Centro Nacional de Super Computación.

Alicerçado na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, as intervenções do projeto centrar-se-ão nesta cidade e visarão a construção de capacidades e serviços analíticos capazes de apoiar o planeamento e a gestão municipal. O projeto visará, assim, o desenvolvimento de uma nova geração de serviços públicos no contexto das cidades inteligentes, explorando instalações de supercomputação e dados públicos e privados para analisar combinações complexas de grandes datasets em 5 áreas de interesse público:

1. Mobilidade:
  • Avaliação e predição de padrões e comportamentos de micro mobilidade na cidade de Lisboa
  1. Gestão de resíduos:
    • Identificação de padrões/perfis e predição da produção de resíduos sólidos urbanos na cidade de Lisboa
  2. Estacionamento:
    • Identificação de padrões e predição do estacionamento na cidade de Lisboa para melhorar a eficiência na fiscalização
  3. Poluição:
    • Elaboração de modelos preditivos de propagação de poluentes líquidos e atmosféricos, na cidade de Lisboa
  4. Gestão de multidões:
  • Avaliação e elaboração de modelos de predição do impacto de grandes eventos nos serviços da cidade de Lisboa.

Os modelos desenvolvidos serão posteriormente testados em mais duas outras cidades europeias, a definir no âmbito da execução do projeto e disponibilizados publicamente no portal de dados abertos do município de Lisboa.

O período de implementação operacional do projeto teve início a 1.10.2019 e prolonga-se até 30.09.2021. Durante esse período um conjunto de atividades serão desenvolvidas com vista no apoio à tomada de decisão, ao nível municipal, a fim de proporcionar aos cidadãos serviços de alta qualidade nas áreas de segurança, emergência, gestão operacional e planeamento.

Como mencionado, o Projeto Urban Co-creation Data Lab (UCD Lab), é cofinanciado pela Connecting Europe Facility (CEF), um instrumento de financiamento da UE para promover o crescimento, o emprego e a competitividade através de investimentos em infraestruturas a nível europeu. A título de exemplo, apoia o desenvolvimento de redes transeuropeias de alto desempenho, sustentáveis e eficientemente interligadas nos domínios dos transportes, da energia e dos serviços digitais.

Informação adicional sobre o projeto poderá ser consultada na página do projeto em www.urbandatalab.pt.