pixel Sir Martyn Poliakoff, "pai" da química verde, recebeu Doutoramento Honoris Causa pela NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Sir Martyn Poliakoff, "pai" da química verde, recebeu Doutoramento Honoris Causa pela NOVA

No dia 22 de julho, a Universidade NOVA de Lisboa atribuíu o título de Doutor Honoris Causa ao Professor Sir Martyn Poliakoff. A cerimónia solene decorreu na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

A Professora Ana Aguiar Ricardo, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (FCT NOVA), fez o elogio do doutorando e o Professor Manuel Nunes da Ponte, também do Departamento de Química da FCT NOVA, foi o padrinho.

Na sua intervenção, a Professora Ana Aguiar Ricardo classificou Sir Martyn Poliakoff como um embaixador da ciência a nível global e como um líder em Química Sustentável pelas suas “grandes contribuições para o desenvolvimento de processos menos poluentes, reduzindo o risco do impacto ambiental que compromete a sustentabilidade do planeta”.

A Professora do Departamento de Química da FCT NOVA salientou ainda que a atribuição deste prémio é como um "fortalecimento da ciência a uma escala mundial", uma vez que Martyn é um dos mais reconhecidos prefessores de química do mundo inteiro, uma "superestrela da Química", que tem inspirado e motivado gerações de estudantes a passar a mensagem da Química Verde, o que continua a fazer através dos vídeos que tem no YouTube.

A fechar a sessão, o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, enalteceu não só o seu trabalho pioneiro de investigação, que conta com mais de 400 artigos científicos, mas também o sucesso do seu serviço público enquanto académico e embaixador da Química Sustentável e da Ciência a uma escala global, incorporando a ideia de que "os cientistas têm responsabilidades que vão além do trabalho de laboratório e da submissão de artigos, e que a química e os químicos podem mudar o mundo de várias maneiras. Um sentimento de missão que eleva e inspira homens e mulheres a fazer uma contribuição impactante para o desenvolvimento social, económico e sustentável e com o qual a nossa Universidade definitivamente se relaciona, nos princípios e visão centrais".


Notícias relacionadas:

Pai da “química verde” acredita que se pode responder problema do desperdício (Público)

Pai da “química verde” acredita que se pode responder problema do desperdício (The World News)

“Pai” da Química Verde distinguido em Portugal (A Notícia)