pixel Três investigadores da NOVA distinguidos com a Medalha de Mérito da Ciência 2019 | Universidade NOVA de Lisboa

Os Professores Helena Santos, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), Luís Moniz Pereira e Manuel Nunes da Ponte, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), foram distinguidos no Encontro Ciência 2019 com a Medalha de Mérito Científico, juntamente com outros 8 cientistas e divulgadores da cultura científica portugueses.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que galardoa “individualidades nacionais que pelas elevadas qualidades profissionais e do cumprimento do dever se distinguiram pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”.

A entrega das Medalhas decorreu na Abertura do Encontro Ciência 2019, no dia 8 de Julho, com início pelas 9h00, no Centro de Congressos de Lisboa.

Helena Santos é Professora Catedrática no ITQB NOVA e coordena o CERMAX, unidade nacional de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

O seu grupo de investigação foi pioneiro em Portugal no desenvolvimento de técnicas de RMN in vivo para estudar o metabolismo de bactérias de ácido láctico e células de cérebro. Em 1993 começou a interessar-se por vida em ambientes extremos, em particular por hipertermófilos, que são microrganismos que proliferam em habitats com temperaturas na gama 100-120 oC, tais como fontes termais quer na superfície ou nas fossas oceânicas.

Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência (1998), o Prémio Estímulo à Excelência (2004), o Prémio Câmara Pestana (2007) e foi eleita Membro da Academia de Ciências de Lisboa (2009).

Luís Moniz Pereira é Professor Catedrático (emeritus) da FCT NOVA no Departamento de Informática e investigador do NOVA LINCS. Foi presidente fundador da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e um dos investigadores pioneiros e proeminentes na área no País.

Recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Technical University of Dresden em 2006 e tornou-se European Coordinating Committee for Artificial Intelligence Fellow em 2001.

Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático do Departamento de Química da FCT NOVA, está na Universidade NOVA desde 1979.

Exerceu diversos cargos de administração académica, tendo presidido o Departamento de Química da FCT NOVA (1994-97) e o ITQB da NOVA (1992-2002). Foi membro da Direção do IBET de 1993 a 2006. Até 2018, foi um dos directores da unidade de investigação REQUIMTE, centro de excelência de Química Sustentável. Foi representante português no programa COST-Química e em 2008-2009 foi o Presidente do Grupo de Representantes da Iniciativa Europeia EUREKA. Recebeu o prémio Gulbenkian de Ciência (1992) e a medalha Ferreira da Silva da Sociedade Portuguesa de Química (1995).