pixel Universidade NOVA de Lisboa de luto pelo falecimento do Professor Doutor José António Rebocho Esperança Pina | Universidade NOVA de Lisboa

A Universidade NOVA de Lisboa está de luto: faleceu o Professor Doutor José António Rebocho Esperança Pina, um dos seus mais insignes académicos e um Reitor que abnegadamente a serviu e decisivamente contribuiu para a elevar ao patamar de excelência que é hoje o seu.

O actual Reitor, João Sàágua, associa-se à dor da família do Professor Doutor José António Esperança Pina e presta-lhe em nome da Universidade, e também pessoalmente, sentida e grata homenagem.

João Sàágua
Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

Mensagem de homenagem do Professor Doutor António Rendas

Sobre o Professor  Doutor José António Esperança Pina

Nascido em Lisboa, a 14 de junho de 1938, José António Rebocho Esperança Pina licenciou-se em Medicina, pela Universidade de Lisboa, em 1966, tendo nesse ano recebido o “Prémio Bello de Moraes” (atribuído ao aluno com a melhor classificação no Acto da Licenciatura) e o “Prémio Manuel Bento de Sousa” (atribuído à tese de licenciatura mais classificada em cada ano lectivo). Em 1967, foi distinguido com o Prémio Pfizer, atribuído ao melhor trabalho de investigação escolhido entre as teses de Licenciatura. Sempre aprovado com unanimidade, doutorou-se em 1972 em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, agregou-se em 1974, e tornou-se Professor Catedrático em 1976.
Foi o autor do único Tratado de Anatomia escrito em Português, uma referência para os estudantes de Medicina.
A ele se deve a criação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (1977), onde lecionou até à sua Jubilação, criou e coordenou o Departamento de Anatomia e o Teatro Anatómico, onde os alunos podem dissecar cadáveres, associando desta forma o ensino teórico ao prático. Realizou a sua lição de jubilação no dia 3 de junho de 2008 intitulada “Vascularização cardíaca”, cuja sessão de honra foi presidida pelo Doutor Mário Soares.

Foi Professor Decano da Universidade durante vários anos. Desempenhou funções de Reitor da Universidade NOVA de Lisboa entre 1982 e 1991 e de Presidente do Conselho de Reitores, entre 1987 e 1989.
O seu mérito ultrapassou fronteiras e recebeu a Legião de Honra (Cavaleiro), atribuída pelo Presidente da República Francesa François Mitterand, em 1984. Para além deste reconhecimento, foi agraciado Grande- Oficial da Ordem da Instrução Pública em 1985, Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada em 1988 e foi elevado a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública em 2017, pelos altos serviços prestados à causa da educação e do ensino. Este grau foi atribuído pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa durante a cerimónia Comemorativa dos 111 anos do Edifício Sede da NOVA Medical School.