pixel Conhecidos os vencedores do Hackathon Mind The Tourism, programa de inovação conceptualizado pela NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Conhecidos os vencedores do Hackathon Mind The Tourism, programa de inovação conceptualizado pela NOVA

A equipa que criou uma ferramenta de machine learning para a previsão de dados para gestores de empresas de turismo, Hotel California, foi a vencedora do prémio Hackathon Mind The Tourism, que representa o culminar de uma série de iniciativas organizadas pela Universidade NOVA de Lisboa com o objetivo de incentivar a criação de soluções de inovação sustentável no setor do turismo. Lançado pelo NEST - Centro de Inovação do Turismo, o programa Mind The Tourism - mind your footprint, mind your health conta com a NOVA como parceira através da plataforma Nova Tourism and Hospitality (TOHO) e da NOVA Impact.

Após um conjunto de talks e roundtables, onde foram identificados desafios prioritários para o turismo, o programa Mind The Tourism - mind your footprint, mind your health entrou na sua última fase, denominada de Hackathon, com vista a desenvolver soluções tecnólogicas, em tempo recorde, para os desafios identificados. A maratona, que decorreu entre os dias 30 de abril e 2 de maio e reuniu 75 participantes de 9 nacionalidades, teve três finalistas.

Além de Hotel Califórnia, que assumiu o pódio, em segundo lugar ficou a Mosey, um marketplace que pretende ligar as pessoas à cultura, proporcionando experiências mais agradáveis através de um formato de gestão de filas inteligente. Já o terceiro lugar foi ocupado pela EcoWay LX, uma aplicação para ajudar as pessoas a selecionar e a organizar experiências de viagens alternativas, através da consulta de informação de impacto ambiental, assim como a definir opções mais saudáveis para um determinado percurso.

O projeto da Nøytrall, equipa que desenvolveu uma calculadora de emissões de carbono para medir o impacto das viagens por turista, e o projeto The Green Journey Challenge, um sistema gamificado para incentivar uma utilização mais eficiente da água e da energia, também foram distinguidos.

Ao todo, o Hackathon atraiu mais de 180 pessoas da comunidade desde especialistas do setor, PME's, startups, académicos, empresas e profissionais. Organizado em conjunto com a Planetiers, entidade que promove a mudança sustentável, o programa Mind The Tourism - mind your footprint, mind your health destaca-se, assim, por ter juntado vários stakeholders da indústria do turismo em torno da inovação sustentável com vista a identificar e trabalhar as maiores oportunidades do turismo em torno de três eixos: Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Bem-Estar.