pixel Prémios ADN – já são conhecidos os grandes vencedores da primeira edição | Universidade NOVA de Lisboa

Prémios ADN – já são conhecidos os grandes vencedores da primeira edição

Os premiados foram divulgados na primeira Gala dos Prémios ADN que teve lugar no dia 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação

Prémios ADN – já são conhecidos os grandes vencedores da primeira edição

Foi hoje realizada a Gala dos Prémios ADN que culminou com o anúncio dos vencedores da primeira edição do “Prémio Agir Diferente na NOVA (ADN)” criado para identificar, incentivar, divulgar e alavancar a partilha de boas práticas inovadoras de gestão existentes na Instituição.

Para tornar este momento ainda mais significativo, a cerimónia coincidiu com o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebrado por todos os que estiveram presentes nas instalações da Nova SBE em Carcavelos, cerca de duas centenas de membros da comunidade NOVA, entre candidatos ao prémio, equipa reitoral e outros convidados.

Ao todo foram enviadas 46 candidaturas, sendo 28 delas de apresentação de novas abordagens e 18 de criação de novos conceitos. “É um enorme orgulho, enquanto Reitor, ver a adesão que a primeira edição do Prémio ADN teve junto da nossa comunidade” referiu João Sàágua, reforçando que a NOVA prima pelo espírito colaborativo de todos os seus elementos e é com a participação de todos que podemos tornar a Universidade melhor.  “As pessoas são o recurso mais valioso da NOVA, aquele do qual depende, essencialmente, a qualidade do desempenho da sua missão de servir a sociedade através do conhecimento”, concluiu o Reitor.

Do elevado número de boas práticas identificadas na NOVA, nesta primeira edição, foram premiados três projetos, de acordo com avaliação feita por membros externos do correspondente júri:

• “A Implementação de Modelo de Escola Aberta na Universidade”, um projeto conjunto entre a ENSP e a NOVA IMS, que recebeu o Prémio Quidgest. A boa prática retratada assenta em dois pilares fundamentais: i) educação de qualidade na área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática; ii) colaboração entre professores, alunos, investigadores, empreendedores, profissionais da área STEM, e outros parceiros da academia. Este projeto promove a educação aberta, o trabalho ao nível da sala de aula, e espaços de educação informal, que traz problemas reais e apoio à inovação e criatividade dos estudantes no desenvolvimento das soluções.
  • “FIT4FUNDING”, um projeto conjunto entre a FCT NOVA, a NOVA IMS, a NOVA FCSH e a NMS, que recebeu o Prémio KPMG. A boa prática decorre do desenvolvimento de um programa de formação comum destinado a investigadores das diferentes Unidades Orgânicas que planeiam submeter candidaturas a fundos europeus. Este programa de formação, para além de incentivar a candidatura a projetos europeus, visou igualmente potenciar colaborações e sinergias entre as diferentes áreas do conhecimento da NOVA.
  • “NOVA Impact - Promoção do Empreendedorismo”, um projeto apresentado pela Reitoria, que recebeu o Prémio Digitalis. Esta abordagem, orientada para o desenvolvimento de iniciativas junto da comunidade de estudantes, visa contribuir para a mudança do mindset e para a formação contínua da próxima geração de empreendedores.

Houve ainda lugar a uma menção honrosa, atribuída ao projeto:

“A Vida da NOVA na Wiki”, apresentado pela Reitoria, consiste numa plataforma, um espaço de trabalho flexível e de equipa onde se pode consolidar, gerir, registar, armazenar e consultar de forma transversal a informação produzida e em circulação na NOVA. Permite também monitorizar os projetos e respetivas tarefas de uma forma mais célere, que auxilie a gestão de informação diária entre a Reitoria e as Unidades Constitutivas.

“No ano em que a NOVA celebra 50 anos de contributos para a iNOVAção, importa identificar e reconhecer a existência de projetos de inovação organizacional dentro da própria NOVA” afirmou Pedro Saraiva, Vice-Reitor da NOVA para a Inovação Organizacional e Transformação Digital.  Face à quantidade e qualidade das candidaturas apresentadas a esta primeira edição dos Prémios ADN, oriundos de equipas de colaboradores provenientes de todas as Faculdades e Entidades Constitutivas da NOVA, o Vice-Reitor destacou ainda que “Este é um grande sinal de vitalidade e procura constante de formas de fazer ainda mais e melhor na NOVA. Estudantes, docentes e colaboradores responderam positivamente ao nosso desafio e não podíamos estar mais satisfeitos pelo sucesso alcançado nesta primeira edição dos Prémios ADN, uma das vertentes da Agenda para a Inovação Organizacional que a NOVA definiu e está a implementar”.

O Júri do Prémio ADN foi presidido pelo Vice-Reitor, Pedro Saraiva, sendo composto pela Presidente do INA, pelo Administrador da Universidade de Aveiro e por representantes de duas empresas privadas. Este Prémio contou com ainda com o patrocínio da DIGITALIS, KPMG e QUIDGEST.