pixel Programa CaixaImpulse: metade dos projetos portugueses selecionados pela Fundação “la Caixa” são de investigadores da NOVA  | Universidade NOVA de Lisboa

Programa CaixaImpulse: metade dos projetos portugueses selecionados pela Fundação “la Caixa” são de investigadores da NOVA 

Os projetos de Ana Pina, da NOVA FCT, Mónica Serrano, do ITQB NOVA e Maria de Guadalupe Cabral, da NOVA Medical School, foram escolhidos pelo CaixaImpulse,  um programa intensivo de aceleração de 18 meses para a criação de novos produtos e ventures nas áreas da saúde e ciências da vida.  

Mais especificamente, o Programa CaixaImpulse tem como objetivo apoiar as universidades e projetos de investigação que procuram transferir uma inovação protegida ou com capacidade de ser protegida, da investigação para o mercado, seja como spin-off ou como um transfer agreement, e cujas proposições de valor exigem validação e desenvolvimento. 

As propostas incluem:  

  • o desenvolvimento de biobaterias inspiradas em colágeno como fonte de energia para dispositivos eletrónicos para a pele, caso do projeto conduzido por Ana Pina, e que conta com a participação dos investigadores Felipe Conzuelo (ITQB NOVA), Catarina Baptista e Leonor Morgado da NOVA FCT, e ainda da investigadora Erin Tranfield, do Instituto Gulbenkian de Ciência.  

  • uma alternativa mais barata, rápida e versátil à PCR para detecção de patógenos; caso do projeto conduzido por Mónica Serrano, e que resulta da colaboração entre o Laboratório de Desenvolvimento Microbiano, liderado por Adriano Henriques, e o Laboratório de Biologia Molecular de Leveduras, liderado por Catarina Pimentel, também do ITQB NOVA.  

  • e ainda a identificação de um novo tipo de biomarcador e alvo terapêutico para combater o cancro da mama, projeto de Maria Guadalupe Cabral, que lidera uma equipa multidisciplinar e inclui as médicas Sofia Braga e Telma Martins, do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca and CUF Descobertas.