pixel Cientistas da NOVA regressam à escola para promover cultura e literacia científica  | Universidade NOVA de Lisboa

Cientistas da NOVA regressam à escola para promover cultura e literacia científica 

Cientista Regressa à Escola é um projeto liderado por uma antiga aluna da FCSH e Starters Academy que promove o regresso de cientistas às escolas em que completaram o 1º ciclo, com o objetivo de fomentar a comunicação científica e reduzir as disparidades no acesso à ciência em todo o país. 

Quatro cientistas da Universidade NOVA de Lisboa estão prestes a participar no projeto Cientista Regressa à Escola, que tem o intuito de fomentar o interesse pelo Ensino Superior, reduzir desigualdades de acesso à Ciência e desconstruir estereótipos sobre quem pode ser cientista. 

Promovido pela Native Scientists, o Cientista Regressa à Escola é um projeto criado por Joana Bordalo, alumni da Starters Academy – programa de empreendedorismo da NOVA Impact concebido para estimular o espírito empreendedor dos estudantes – e tem como objetivo incentivar o regresso de cientistas às escolas em que completaram o 1º ciclo para realizarem oficinas de ciências com as crianças.  

É neste âmbito que está já confirmada a presença de Miguel Dias, da NOVA Medical School, na escola do Crato, no dia 18 de março; e de Raquel Viveiros, da NOVA FCT, em Braga, no dia 19 de fevereiro; e ainda de Edite Alberto, da NOVA FCSH, numa escola de Lisboa; e de Filipa Lopes, também da NOVA FCSH, em Vila do Conde, ambas em datas a determinar.  

Pode participar neste projeto qualquer cientista que tenha concluído o 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal e frequentado o webinar em comunicação de ciência que a organização disponibiliza – além de apoio específico para as oficinas.   

Desde 2022, já regressaram às suas escolas 42 cientistas, que, ao todo, envolveram mais de 1500 crianças nas suas oficinas, dando a oportunidade única e inesquecível a muitas de conhecerem e interagirem de perto com cientistas pela primeira vez na vida.