pixel EUTOPIA Talks em estreia na NOVA Cairo: já há três palestras agendadas com investigadores da aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte | Universidade NOVA de Lisboa

EUTOPIA Talks em estreia na NOVA Cairo: já há três palestras agendadas com investigadores da aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte

O campus da NOVA na capital egípcia, o primeiro de uma universidade portuguesa fora do território nacional, acolherá ao longo de 2024 uma série de palestras com investigadores de topo dos vários parceiros da EUTOPIA, a aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte. 

Intituladas "Bridging Continents through Scientific Dialogues", as novíssimas EUTOPIA Talks convidam toda a comunidade da EUTOPIA a ligar-se ao campus da NOVA no Cairo, onde serão apresentadas as mais recentes abordagens aos estudantes locais.   

O objetivo é fornecer conhecimentos e metodologias aos estudantes da NOVA no Egito, promovendo as mais-valias da EUTOPIA para lá da Europa, tendo estabelecido já várias parcerias com várias outras universidades internacionais. Além disso, estão ainda previstos uma série de webinars específicos depois das palestras, procurando assim reforçar ainda mais as ligações entre todos os investigadores da aliança.  

Marque já na agenda 

Agendada para dia 11 de fevereiro, a primeira desta série de talks será proferida por Antonio Luna Garcia, professor associado da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e será dedicada ao tema “Cidades no limite. Desafios de Sustentabilidade para as Cidades Mediterrânicas. Contos de Barcelona” – com Antonio Luna García a apresentar os desafios enfrentados pelas cidades mediterrâneas contemporâneas, explorando questões como habitação, mobilidade, governança e processos metabólicos urbanos.  

Utilizando Barcelona como estudo de caso, Luna García analisará ainda como as cidades da bacia do Mediterrâneo têm historicamente confrontado e adaptado a estes desafios. 

A 2ª sessão decorre a 25 de fevereiro e tem como tema “Eletroporação: da técnica laboratorial à plataforma tecnológica - a complexidade e a abordagem interdisciplinar”, sendo conduzida por Damijan Miklavcic, Professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade de Ljubljana.  

Especialista mundial na matéria, Damijan Miklavcic explicará as complexidades e aplicações interdisciplinares desta tecnologia revolucionária. Desde o aumento da eficácia dos medicamentos no tratamento do cancro até ao seu potencial na ablação cardíaca, Miklavcic irá explorar como a eletroporação evoluiu para uma plataforma tecnológica com implicações profundas em vários campos. 

Uma terceira Talk está também já agendada para dia 10 de março e será dedicada à ligação entre a Inteligência Artificial e a Arqueologia. Desta vez, o palco é de Marcello Pelillo, Professor de Ciência da Computação e Inteligência Artificial na Universidade Ca’ Foscari de Veneza, que apresentará o caso do RePAIR, uma iniciativa inovadora que integra robótica, visão computacional e inteligência artificial para revolucionar a pesquisa arqueológica.  

Trata-se de um projeto que visa agilizar o processo de reconstrução de obras de arte destruídas, mostrando o potencial dos sistemas robóticos inteligentes em estudos arqueológicos. 

NOVA no Cairo como em Lisboa 

A NOVA Cairo é o primeiro campus de uma universidade portuguesa no estrangeiro e está localizado nos arredores do Cairo, onde está a ser construída a nova capital do Egito.  

Cinco cursos diferentes da Nova School of Business and Economics, da NOVA School of Technology Executives e da NOVA Information and Management School são propostos aos alunos deste primeiro campus português no norte de África. Os cursos e exames são em inglês, e os mesmos conteúdos e metodologias são seguidos simultaneamente no Cairo e em Lisboa. 

Mais informação