pixel Lógica do Reitor | Universidade NOVA de Lisboa

Lógica do Reitor

"Com o tempo, digamos, em menos 10 anos, se tudo correr bem, é como se a NOVA tivesse 10 campi espalhados pela Europa onde pode, de forma orgânica, exercer a sua actividade." 

Colaborar ou competir? Depende do desafio. Se o desafio for ganhar a final da Taça de Portugal, na modalidade de futebol, espera que haja competição – justa e limpa, mas forte competição. Se o desafio for algum daqueles que, hoje, se colocam à agenda europeia e mundial da sustentabilidade, e se a modalidade desafio for, mais especificamente, na modalidade do contributo do conhecimento para formar pessoas preparadas para contribuírem positivamente para os objectivos do desenvolvimento sustentável (ODS) ou, mais directamente, na modalidade de criar conhecimento que contribua para os ODS, então a palavra de ordem é colaborar. Todas, instituições e pessoas, colaborando, não seremos demais para enfrentar, com sucesso, a complexidade, a profundidade e a abrangência desses ODS. 

A UE desenhou uma forma específica, e muito interessante, de colaboração, para majorar o melhor conhecimento que se transmite e produz na Europa: as Alianças Europeias de Universidades. O desideratum subjacente é que se criem, a partir de universidades europeias de excelência, meta-universidades, que resultam da colaboração estratégica, a todos os níveis, continuada e profunda, das universidades aliadas. 

Há actualmente 41 alianças que associam mais de 300 universidades europeias. A NOVA pertence à Aliança EUTOPIA – centrada na sustentabilidade, nas suas muitas faces, e na formação para as mesmas; mas, também, centrada na criação de conhecimento novo e no seu impacto nas comunidades e na sociedade em geral. Com o tempo, digamos, em menos 10 anos, se tudo correr bem, é como se a NOVA tivesse 10 campi espalhados pela Europa onde pode, de forma orgânica, exercer a sua actividade. 

Neste mês, de 19 a 23 de junho, a NOVA será a anfitriã da “EUTOPIA Week”, que irá decorrer, sobretudo, no Campus de Campolide. Se puder, participe e faça-o activamente: podemos facilmente encurtar, e muito, os 10 anos que referi acima, se todos nos empenharmos mais em conhecer e participar na Aliança EUTOPIA. 

 

*O texto não segue as regras do Acordo Ortográfico