pixel NOVA Cairo na COP 27: o papel das universidades na luta contra as alterações climáticas  | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA Cairo na COP 27: o papel das universidades na luta contra as alterações climáticas 

Sofia Guedes Vaz, a diretora da licenciatura em engenharia do ambiente do campus da NOVA no Cairo, marcará presença na conferência internacional dedicada às alterações climáticas, que se realiza na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh 

A primeira vez que participou numa destas Conferências da ONU sobre Alterações Climáticas foi em Madrid, a capital espanhola, no ano de 2019. Voltou a marcar presença no ano passado em Glasgow, na Escócia, onde chegou de bicicleta. Viajava, então, na qualidade de consultora do governo português, o qual liderara a presidência europeia nos primeiros seis meses do ano. Agora, a diretora do programa de engenharia do ambiente da NOVA Cairo, Sofia Guedes Vaz, repete a experiência na COP27, que se realiza na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh entre os dias 6 e 18 de Novembro. 

Sofia Guedes Vaz na COP do ano passado, em Glasgow
Sofia Guedes Vaz na COP do ano passado, em Glasgow

“Vou estar entre os dias 9 e 12 para participar numa conferência organizada pela British Egyptian Business Association para falar do papel e da responsabilidade das universidades em relação às alterações climáticas”, explica, a partir do campus da NOVA Cairo, erguido na região da nova capital administrativa do Egito.  

“As universidades podem dar o exemplo e mostrar qual a melhor forma de usar determinados recursos”, precisa ainda aquela responsável da NOVA Cairo, onde gostaria - à semelhança do que sucede em Lisboa, que também já elegeu a sustentabilidade como uma das prioridades – de propor medidas mais sustentáveis. Por exemplo?  “Temos quatro edifícios de quatro andares e, apesar de não serem muito alto, as pessoas andam sempre de elevador. O desafio é, portanto, pensar na forma de as incentivar a usar mais as escadas. Mas não só”, explica Sofia Guedes Vaz, acrescentando que está igualmente a ser preparado um plano de sustentabilidade para todo o campus e aquele projeto – chamado Step Up - é um dos projetos.  

Desenvolvido em conjunto com a Universidade de Coventry, com quem a NOVA Cairo partilha o campus, este Step Up mistura conceitos do design (como o embelezamento das escadas) com outros da psicologia (fazer inquéritos, para compreender melhor a perspetiva dos estudantes e produzir as mensagens certas).  

“Os estudantes de engenharia do ambiente farão a parte do estudo de consumo de energia, e do enquadramento ambiental do projeto”, precisa, antes de revelar os pontos-chave do projeto dos elevadores. “Ou seja, conjuga uma série de argumentos que todos conhecemos, mas nem por isso praticamos: é mais saudável, mais sustentável, mais económico, por vezes até mais rápido e, sobretudo, é mais cool”, salienta.  

Antes disso, e já este domingo, a NOVA Cairo abre as portas para acolher a palestra “The Future of Cities and Regenerative Development”, apresentada por Tony Cho, fundador e CEO da “Future of Cities”, uma plataforma que visa impulsionar o desenvolvimento imobiliário sustentável através de investimentos imobiliários, advocacia pública e investimentos de capital de risco. 

“Vem falar do futuro das cidades, da importância do design sustentável, das cidades inteligentes e renovadas, da inovação social e do desenvolvimento comunitário”, elenca Sofia Guedes Vaz, antes de rematar: “isto ainda antes de de – também! - seguir viagem para a COP 27”.