pixel NOVA solidária com as vítimas dos sismos na Turquia e na Síria | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA solidária com as vítimas dos sismos na Turquia e na Síria

A Universidade NOVA de Lisboa vem expressar a sua solidariedade com as vítimas dos fortes terramotos que atingiram a Turquia e a Síria. Nesse sentido, os Serviços de Ação Social já disponibilizaram os serviços de apoio psicológico aos estudantes oriundos destes dois países. Apelamos ainda à Comunidade NOVA que, na medida das suas possibilidades, ajude a apoiar as vítimas através das organizações que, em Portugal ou de âmbito mais local, estão a recolher doações de dinheiro ou bens. Saiba aqui como pode fazê-lo. 

 

 

Lista de organizações que estão a recolher doações de dinheiro ou bens: 

Embaixada turca em Lisboa 

A Embaixada da Turquia divulgou já uma lista de bens essenciais – e que pode doar até ao dia 15 de fevereiro: Roupa de inverno (adultos e crianças) – casacos, impermeáveis, botas, camisolas, calças, luvas, cachecóis, chapéus/gorros, meias, roupa interior. 

Estão ainda a ser recolhidos outros materiais como tendas, camas, colchões (para tendas), mantas, sacos-cama, garrafas térmicas, lanternas; Caixas de comida – não perecíveis, comida enlatada; Leite em pó/fórmula; Produtos de higiene; Fraldas. O ponto de entrega é a Embaixada da Turquia (Avenida das Descobertas, 22 Restelo 1400-092 Lisboa).  

Já quem quiser prestar ajuda a partir do Porto, poderá contactar Zeynep Koca, professora na Universidade do Porto, através do contacto telefónico: +351 910 597 058.  

A Embaixada disponibiliza ainda uma linha de emergência: +351 93 861 88 05. 

CARITAS 

As equipas da Cáritas nos dois países estão a trabalhar no terreno e neste momento a principal preocupação é garantir uma resposta rápida e em segurança para os sobreviventes e para os milhares de desalojados. O donativo pode ser feito para a conta com o IBAN:  

PT50.0033.0000.45260723025.05 

UNICEF 

A UNICEF tem já uma linha de ajuda para a situação na Turquia, referindo que com 55 euros será possível entregar um kit de primeiros socorros com medicamentos essenciais. Pode ajudar aqui.  

Cruz Vermelha Portuguesa 

Através da Cruz Vermelha Portuguesa pode realizar um donativo monetário, por MBWay ou por transferência bancária. A ajuda será destinada a responder “às necessidades prementes das populações afetadas com água, saneamento, alimentos, assistência médica e abrigo” da Turquia. Saiba como pode ajudar aqui.  

 

NO LOCAL  

AFAD – Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres 

A Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres é uma instituição que trabalha para prevenir desastres e minimizar os danos, além de planear e coordenar a resposta pós-desastre e promover a cooperação entre várias agências governamentais. Saiba aqui como pode ajudar.  

AKUT – Aruma Kurtarma  

A AKUT é uma organização não-governamental totalmente voluntária envolvida na procura, assistência e resgate de todos os que necessitam de ajuda, em acidentes ou desastres relacionados com a natureza, desastres naturais e outras condições de emergência. Mais informação aqui

AHBAP – Associação dos Amigos 

A Associação dos Amigos tem como objetivo prestar todo o tipo de ajuda às pessoas carenciadas, em espécie e em dinheiro. Saiba aqui como pode ajudar. 

UOSSM – Union of Medical relief and Care Organizations 

A organização médica e de salvamento UOSSM está no local, no meio dos escombros. Mais informação aqui