pixel NOVA subscreve apelo ao cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e à libertação de todos os reféns israelitas | Universidade NOVA de Lisboa

Atendendo ao compromisso assumido pela Universidade NOVA de Lisboa com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em Janeiro de 2016, e atendendo em particular aos objetivos que concernem à promoção da Paz e da Justiça (ODS 16), a nossa Universidade subscreve o apelo ao “cessar- fogo humanitário imediato” que tem sido emitido pelo Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, a respeito da situação vivida atualmente na Faixa de Gaza, assim como à libertação de todos os reféns israelitas.

Foi em 7 de outubro de 2023 que o grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa a Israel. Além de ter feito dezenas de reféns, o atentado provocou ainda a morte de mais de 1500 pessoas. No dia seguinte, Israel iniciou uma ofensiva militar sem precedentes. Perante o cenário que se vive na região, já por várias vezes António Guterres lamentou a escalada de violência, assumindo-se ainda profundamente preocupado com o que parecem ser claras violações do direito humanitário.