pixel A primeira EUTOPIA Doctoral School na NOVA. No verão, há mais. Saiba tudo aqui | Universidade NOVA de Lisboa

A primeira EUTOPIA Doctoral School na NOVA. No verão, há mais. Saiba tudo aqui

Pela primeira vez, o encontro decorreu no âmbito da aliança de dez universidades europeias de que a NOVA faz parte


A primeira EUTOPIA Doctoral School decorreu no Convento de Nossa Senhora da Arrábida

O roll-up ao fundo da sala dá o mote: “EUTOPIA: what’s in it for me?”. Em volta da mesa, 17 estudantes de doutoramento de universidades de toda a Europa ouvem atentamente o formador explicar qual a melhor forma de divulgarem o seu trabalho, a partir de um abstract projetado na parede. “Ora, numa notícia, a informação mais importante deve estar no primeiro parágrafo”, sublinha António Granado, o professor associado da Universidade NOVA de Lisboa que conduz a sessão.  

Estamos no Convento de Nossa Senhora da Arrábida onde, durante uma semana, decorreu a 1ª EUTOPIA Doctoral School dedicada a uma questão premente da atualidade – e que se prende com o facto de os cientistas serem cada vez mais desafiados a simplificar a sua mensagem e a interagir com um vasto leque de públicos, garantindo a transmissão eficaz de uma mensagem científica sem sacrificar o rigor.  

A pensar nisso, a NOVA desafiou uma série de estudantes provenientes das dez universidades parceiras desta aliança a participarem nesta EUTOPIA Doctoral School. Tudo com o objetivo de lhes fornecer ferramentas para uma melhor comunicação com diversos públicos, sejam pares, audiências não especializadas ou no mercado de trabalho.  

“Sabemos que é fundamental obter resultados na nossa investigação, mas também é muito importante conseguir comunicá-los da melhor forma”, sublinha Alicia Tostão, 24 anos, estudante de doutoramento na FCT NOVA e uma das quatro portuguesas de todo o grupo – mas a única ali a ter uma bolsa EUTOPIA, desenvolvendo trabalho conjunto com a Universidade de Warwick.  

Os estudantes encontram ali ainda outras mais valias – como “discutir pontos de vista com pessoas de outras universidades e áreas de trabalho diferentes e ainda melhorar o inglês”, acrescenta Magdalena Gapsa, que é polaca, estuda em Ljublujana e teve ainda a feliz coincidência de vir celebrar o seu 28º aniversário a Lisboa.  

Efetivamente, o grupo tem estudantes de países tão diversos como a Roménia (Babes-Bolyai University), Eslovénia (University of Ljubljana), Bélgica (Vrije Universiteit Brussels), Espanha (Universitat Pompeu Fabra) e ainda da Suécia (University of Gothenburg), desafiados ali a trabalhar em rede, debater ideias e escrever em conjunto.  

O programa terminou com uma mesa-redonda sobre empregabilidade e carreiras científicas e a promessa de que - muito em breve! - haverá mais.  

Será de 19 a 23 de junho, durante a EUTOPIA Week - nome porque é conhecido o encontro semestral das universidades da aliança, e que acontece daqui a um mês na NOVA - que decorrerá a primeira EUTOPIA Doctoral Summer School. “Já me inscrevi”, confidencia ainda Alicia.  

Saiba mais e inscreva-se aqui.