pixel Projeto SPEAR: A promover a igualdade de género na Academia Europeia desde 2019  | Universidade NOVA de Lisboa

Projeto SPEAR: A promover a igualdade de género na Academia Europeia desde 2019 

Recursos e Reflexões de Medidas para uma Academia Inclusiva e Sustentável resultantes do projeto SPEAR, financiado pela UE e em que a NOVA participou 

Após 4 anos e meio de intenso trabalho, o projeto SPEAR do H2020 chegou ao seu término em abril de 2023. O SPEAR promoveu a Igualdade de Género inclusiva nas universidades e instituições de investigação através da implementação de Planos de Igualdade de Género inovadores e sustentáveis em nove instituições de ensino/investigação da Europa. 

Com base na sua vasta experiência prática e no seu conhecimento coletivo, as entidades parceiras do projeto SPEAR desenvolveram recursos e materiais didáticos relevantes para apoiar os profissionais que trabalham com a Igualdade de Género, os decisores políticos europeus e nacionais e outros stakeholders na sua atividade diária para implementar mudanças estruturais duradouras, reforçar a inclusão e a Igualdade de Género no meio académico europeu e promover uma agenda democrática ampla. 

Reflexões de Medidas para decisores políticos e profissionais que trabalhem com a Igualdade de Género 

As Reflexões de Medidas do SPEAR reúnem as vozes, experiências e conhecimentos de especialistas e profissionais de diversos contextos nacionais e organizacionais para reforçar e apoiar os desenvolvimentos de medidas em curso no sentido de uma Igualdade de Género sustentável  e inclusiva no meio académico. As Reflexões de Medidas do SPEAR abrangem quatro tópicos interligados: 

  1. Carreiras na Academia: Recrutamento, promoção, progresso na carreira  

  1. Ambiente de trabalho e de estudo e sexismo no meio académico 

  1. Adoção da perspetiva de género e Planos de Igualdade de Género  

  1. Integração da Dimensão  de Género+ na investigação, inovação e ensino 

Estes quatro temas põem em evidência a necessidade de uma ligação estreita entre as práticas quotidianas, o debate político e os processos legislativos, a fim de sublinhar argumentos baseados no conhecimento e na investigação, reforçar os valores democráticos e contrariar as consequências dos movimentos antidemocráticos.   

Descarregar o Ciclo de Reflexões de Medidas do SPEAR em língua inglesa em www.gender-spear.eu/resources 

Recursos para o processo de implementação do Plano de Igualdade de Género 

O SPEAR desenvolveu uma metodologia distinta para apoiar a implementação de Planos de Igualdade de Género comprometida com mudanças criativas, abertas, mitigadoras, processuais e responsáveis, para alcançar mudanças sustentáveis SMART [Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time bound (COMPASS)]. Foi desenvolvido um conjunto de recursos para apoiar as/os profissionais cujo trabalho se relacione com a Igualdade de Género e Planos de Igualdade de Género, de modo a que as medidas possam ser eficazes e sustentáveis. O GUIA COMPASS do SPEAR abrange as seguintes etapas do percurso de implementação: 

  • Em primeiro lugar, deverá familiarizar-se com as principais questões relacionadas com o género e com as principais etapas de implementação do Plano de Igualdade de Género acedendo aos materiais de aprendizagem virtual de fácil utilização do SPEAR, disponíveis em língua inglesa em www.gender-spear.eu/virtual-materials 

  • Seguidamente, faça uso do Guia COMPASS do SPEAR, uma abordagem holística e prática para apoiar os/as profissionais que trabalhem com a IG em diferentes etapas do processo de desenvolvimento dos Planos de Igualdade de Género. Contém a ferramenta interativa Rosa COMPASS do SPEAR com perguntas orientadoras, exemplos de boas práticas do consórcio SPEAR para inspiração e materiais e exercícios de apoio. Pode começar este caminho em www.gender-spear.eu/compass 

  • Por último, inspire-se nos primeiros Planos de Igualdade de Género implementados pelas instituições de ensino e investigação do SPEAR, disponíveis em língua inglesa em www.gender-spear.eu/gender-equality-plans 

Sobre o SPEAR 

O SPEAR é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da UE, iniciado em janeiro de 2019, com o principal objetivo de iniciar mudanças institucionais e apoiar o desenvolvimento e a implementação de planos de igualdade de género em nove organizações europeias de ensino e investigação. As entidades parceiras do consórcio SPEAR são: Universidade do Sul da Dinamarca (Dinamarca), Universidade de Uppsala (Suécia), Universidade de Aachen (RWTH) (Alemanha), Europa Media Lda. (Hungria), Instituto Joanneum (Aústria), Universidade de Plovdiv (Bulgária), Escola Internacional de Gestão (Bulgária), Universidade de Vilnius (Lituânia), Universidade Vytautas Magnus (Lituânia), Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), e Universidade de Rijeka (Croácia). 

Para saber mais sobre o projeto SPEAR visite www.gender-spear.eu e siga as redes sociais: 

Twitter: @SpearProject 

LinkedIn: SPEAR project 

Facebook: SPEAR project 

Instagram: spearproject 

YouTube: SPEAR Project