pixel Seminário ‘Philosophy of Science and Doctoral Research Design'  | Universidade NOVA de Lisboa

Seminário ‘Philosophy of Science and Doctoral Research Design'

Será no dia 22 de novembro de 2023, das 11h00 às 12h30, na Nova School of Business and Economics, que terá lugar o seminário gratuito '‘Philosophy of Science and Doctoral Research Design', baseado no software Idea Puzzle.

É uma ferramenta de tomada de decisão que auxilia os doutorandos a melhorar a coerência de uma proposta de pesquisa, artigo ou tese, à luz da Filosofia da Ciência (Morais & Brailsford, 2019). Também ajuda a rever os pontos fortes e fracos de um projeto de investigação, em qualquer área do conhecimento (Parente & Ferro, 2016). Até o momento, já ajudou mais de 7.000 projetos de pesquisa em todo o mundo.

O software Idea Puzzle coloca 21 questões, ajuda a respondê-las e permite a autoavaliação de cada resposta, em termos de estado de tomada de decisão. A função de ajuda do software Idea Puzzle, inclui exemplos de projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, que ganharam o Prémio Idea Puzzle, bem como definições, introduções, dicas e bibliografia. O resultado é um projeto de pesquisa com 21 respostas, uma pontuação geral e um quebra-cabeça colorido de progresso que pode ser partilhado em PDF ou Word.

Gratuito, embora com inscrição obrigatória, será liderado por Ricardo Morais, que já o lecionou em 103 universidades de 27 países. Em média, o conhecimento transmitido no seminário recebeu uma avaliação de 9,5 valores em 10, por parte de 1548 participantes (taxa de resposta de 13%).

Reserve aqui o seu lugar

1. Relação entre epistemologia, metodologia, ontologia e axiologia

2. Coerência entre teoria, método, dados, retórica e autoria

3. A pesquisa empírica como sistema de 21 decisões dilemáticas

Público-alvo

Candidatos a doutorado, orientadores de doutorado e professores de métodos/habilidades de pesquisa em qualquer área do conhecimento.

Resultados

Após o seminário, os participantes serão capazes de: a) conhecer a relação entre epistemologia, metodologia, ontologia e axiologia; b) alinhar de forma coerente a teoria, método, dados, retórica e autoria de uma proposta de pesquisa, artigo ou tese com o software Idea Puzzle; e c) revisar os pontos fortes e fracos de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento.

Antes e depois do seminário, qualquer inscrição em www.ideapuzzle.com com email terminado em ‘unl.pt’ ou ‘novasbe.pt’ terá acesso gratuito ao software Idea Puzzle.