pixel Spin-off da NOVA CellmABS distinguida pela Portugal Ventures  | Universidade NOVA de Lisboa

Spin-off da NOVA CellmABS distinguida pela Portugal Ventures 

Empresa de biotecnologia focada na descoberta e desenvolvimento da próxima geração de imunoterapias acaba de ver o seu trabalho reconhecido em duas categorias: Prémio Startup Tecnologias da Saúde 2023 e Prémio Startup Revelação 2023.  

Lançada formalmente em junho de 2019, a CellmAbs é uma das spin-off oficiais reconhecidas pela NOVA e já angariou uma importante primeira ronda de investimentos que permitirá desenvolver uma nova classe de imunoterapias para tratamentos oncológicos. Todo esse seu investimento foi agora reconhecido pela Portugal Ventures.  

“O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas empresas em que investimos é extremamente importante, evidenciando que continuamos a acreditar nos seus negócios, e estimula o restante portefólio para que possam alcançar os seus objetivos.”, refere Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures, a propósito do anúncio destes prémios. “Para nós, trata-se ainda de um agradecimento por nos escolherem como parceiro de investimento, que está presente nos bons e maus momentos, e acredita diariamente no sucesso destas start-ups.”  

Ao todo, a Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, atribuiu 11 distinções às start-ups do seu portefólio de investimentos por considerar que se destacaram ao longo de todo o ano de 2023 – sendo que duas foram para a spin-off da NOVA CellmAbs.  

Prémio Start-up Revelação 2023, por ser a empresa que mais se distinguiu no portfólio de cada unidade de negócio ao longo deste ano, a CellmAbs recebeu ainda o Prémio Startup Tecnologias da Saúde 2023 – que reconhece o seu posicionamento e evolução numa ótica de mercados globais, considerando o produto, as suas competências internas, o progresso para o mercado e a atração de parceiros e investidores. 

Para determinar os vencedores desta edição - que pode conhecer na integra aqui  -, a Portugal Ventures contou com a colaboração de um conjunto de personalidades que trabalham diariamente no ecossistema empreendedor:  António Grilo, da Agência Nacional de Inovação; Luís Guerreiro, do IAPMEI; Pedro Silveira, da AICEP; Carlos Abade, do Turismo de Portugal; Manuel Caldeira Cabral, da Startup Portugal; Conceição Zagalo, do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE); Cristina Campos, investidora; Marcelo Lebre, da Remote; Isabel Neves, investidora; e Vanda Jesus, da iCapital.