pixel NOVA participa em projeto transversal a nível nacional em torno das alterações climáticas | Universidade NOVA de Lisboa

A Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa acolheu, no dia 27 de julho, a Conferência "Alterações Climáticas: que desafios para o sector Agroflorestal nos próximos anos?"

As Alterações Climáticas constituem uma realidade e uma prioridade, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade.

Os estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactes das Alterações Climáticas.

O aumento das temperaturas, as mudanças nos padrões de precipitação, o aumento da variabilidade e irregularidade climática, bem como a maior frequência, persistência e intensidade de eventos extremos, conduzem a um aumento dos riscos potenciais e da vulnerabilidade dos nossos sistemas de produção agrícola e florestal.

Face aos evidentes e crescentes desafios que se colocam ao nosso país, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desafiou o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para apresentarem um projeto nacional transversal a diversas culturas e regiões, que mobilize e una todo o sector agro-florestal em torno das Alterações Climáticas, denominado “Ação Climática - Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal”.

O projeto foi apresentado na Conferência, durante a qual foi assinado um Protocolo de Entendimento entre todas as Entidades do meio Científico-Académico, Organizações de Agricultores e de Produtores Florestais e os principais Organismos da Administração Central do Estado, que aceitaram concertar esforços e participar neste projeto mobilizador, entre as quais a Universidade NOVA de Lisboa. Na sessão de abertura, o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, salientou que as Alterações Climáticas são o "desafio do século XXI" e referiu-se a este Protocolo de Entendimento como o "primeiro tijolo de uma parceria sólida e capaz".

O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira. A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes participou por vídeo na sessão de encerramento.

Clique aqui para rever a Conferência