pixel NOVA em festa – Celebração do 46.º Aniversário | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA em festa – Celebração do 46.º Aniversário

Dia da Universidade NOVA de Lisboa 2019.

O Dia da Nova 2019 foi um momento de reafirmação de objetivos e estratégia. No dia 23 de outubro, a Reitoria acolheu os novos doutorados, a quem foram impostas as respetivas insígnias, tendo ainda sido entrega a Medalha de Mérito da Universidade a José Caldeira da Silva, Antigo Diretor da ENSP-NOVA. Manuel Heitor, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve presente na sessão que contou ainda com a palestra do Prémio Nobel da Medicina 2001, Sir Paul Nurse, sob o lema de «Science as a revolution».

O tópico eleito pelo Reitor da NOVA, João Sàágua, para este ano foi precisamente o da Investigação. «É com alegria e orgulho que posso afirmar que a NOVA é hoje uma Universidade indiscutivelmente orientada para a investigação, mas, mais importante ainda, é uma universidade que combina investigação fundamental com agendas colaborativas dirigidas a problemas e desafios reais, realizando ambas graças à excelência dos nossos professores, investigadores e doutorandos.», afirmou.

À importância da Investigação aliou o seu indiscutível contributo para uma melhor sociedade global: «A NOVA é uma universidade global e cívica do século XXI. E está, por isso, consciente da importância que a investigação e a inovação baseada no conhecimento têm para atender às necessidades mais prementes da Sociedade Contemporânea. Nós todos que fazemos parte desta ‘grande casa’, a Universidade Nova, devemos estar motivados para fazer parte deste esforço da investigação em prol do desenvolvimento sustentável e, como cientistas, temos a obrigação de dar o nosso contributo.»

Abordando os objetivos do novo Plano Estratégico da Universidade Nova, para os próximos anos, referiu 4 plataformas base:

Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável (ODS) da Agenda 2030,  o Reitor afirmou que a NOVA se focará em 7 dos ODS:

• ODS 3 - Saúde de qualidade
  • ODS 5 - Igualdade de género
  • ODS 7 - Energias renováveis e acessíveis
  • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestruturas
  • ODS 10 - Reduzir as desigualdades
  • ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis
  • ODS 13 - Ação climática

A sessão contou ainda com a alocução da Presidente do Conselho Geral, Estela Barbot, que defendeu que «a actividade da Universidade não se deve cingir ao perímetro interno da Universidade, mas deve estar interligada com a Sociedade, com a qual a NOVA assumiu o compromisso de servir através do conhecimento.»