pixel Alumnus da NOVA ganha Prémio Fraunhofer Portugal Challenge 2015 | Universidade NOVA de Lisboa

Alumnus da NOVA ganha Prémio Fraunhofer Portugal Challenge 2015

Ex-aluno de Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Bruno Ribeiro, é o vencedor na categoria de mestrado, do ‘Fraunhofer Portugal Challange’. A tese premiada intitula-se "SYPEC: Development of New Algorithms of Postural Classification and Correction" e está integrada no projeto SYPEC - SYstem for Postural Evaluation and Correction - financiado pelo QREN e em copromoção entre a empresa NGNS – Ingenious Solutions e Laboratório de Instrumentação Biomédica do LIBPhys-UNL.

O principal objectivo do projecto SYPEC foi desenvolver uma cadeira que faz a identificação da postura do utilizador e no caso de esta ser incorreta, permite a sua correção. A introdução do parâmetro correção baseou-se na hipótese de que um utilizador teria tendência a auto-corrigir a sua postura se esta se tornasse desconfortável sendo o desconforto induzido pela alteração da conformação da cadeira. Esta hipótese permitiu acoplar um objetivo adicional: o de que todo o processo de avaliação e correção postural decorresse sem que o utilizador se apercebesse, i.e., abaixo do nível de consciência.

O trabalho desenvolvido por Bruno Ribeiro e a equipa SYPEC permitiu a integração de um classificador de lógica difusa no sistema de correção postural, que veio trazer um elemento importante de adequação do sistema à utilização humana.