pixel Docente da NOVA vence prémio PEN de ensaio | Universidade NOVA de Lisboa

Docente da NOVA vence prémio PEN de ensaio

Fernando Rosas, docente do Departamento de História da FCSH/NOVA, foi um dos vencedores do prémio PEN de ensaio, com o livro "Salazar e o Poder, a Arte de Saber Durar", da editora Tinta da China, ex-aequo com "O Cinema na Poesia" Rosa Maria Martelo, editado pela Assírio Alvim.

Na publicação, que responde à pergunta "Como é que há um regime que dura meio século no século XX português?", o autor analisa o pensamento de Salazar sobre política e a forma como alcança o poder.

Os prémios literários do PEN Clube Português destinam-se a galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior, em língua portuguesa e em primeira edição, nas modalidades de poesia, ensaio e narrativa.

Fernando Rosas também é investigador do Instituto de História Contemporânea (IHC), unidade de investigação da FCSH/NOVA.