pixel Estudantes da NOVA vencem «Energia de Portugal 2015» | Universidade NOVA de Lisboa

Estudantes da NOVA vencem «Energia de Portugal 2015»

A equipa "Mater Dynamics", uma start-up de alunos do Programa MIT Portugal e da Universidade NOVA de Lisboa venceu o programa de aceleração "Energia de Portugal", uma iniciativa do acelerador de startups Fábrica de Startups, EDP e Jornal Expresso, onde apresentou o seu produto pela primeira vez em páblico.

O QStamp®, desenvolvido pela Mater Dynamics, é um sensor que permite medir variáveis que atuam diretamente sobre a qualidade dos alimentos que consumimos. O QStamp® regista estas variáveis e afere a qualidade do produto alimentar durante todo o seu ciclo de vida. Quando aplicado numa embalagem, esta passa a comunicar com o telemóvel, tablet ou computador, e assim pode-se saber quais os produtos que se tem em casa e qual o estado de conservação de cada um. Ir às compras torna-se mais fácil, dado que passa a ter toda a informação dos produtos que se tem em casa e do que se precisa, diretamente a partir seu telemóvel e em qualquer lugar. Mais, quando um dado produto tem o seu prazo de validade a chegar ao fim, recebe em qualquer um dos seus dispositivos electrónicos uma notificação, bem com a sugestão de uma receita com outros produtos que já dispõe. Caso não queira cozinhar, pode enviar o alerta aos restantes membros do agregado familiar, tudo em prol de evitar o desperdício alimentar nas nossas casas.

Até hoje, consumidores e produtores não tinham uma forma de aferir continuamente a qualidade dos alimentos que consomem e transportam, baseando-se simplesmente nos prazos de validade e esquecendo a importante influência de variáveis externas tais com a Temperatura ambiente. Por outro lado, as próprias marcas têm dificuldades em manter a relação com o consumidor final após a compra, e o custo de uma má experiência pelo consumidor final pode ser irreparável em termos da sua reputação. O QStamp® pode ser aplicado a recipientes que se utilizam diariamente (caixas de plástico, frascos de vidro, sacos de congelação e sacos de papel), ou seja, embalagens inteligentes que guardam os nossos alimentos e as sobras de refeições; ou diretamente pelos produtores e retalhistas, que utilizam estas etiquetas inteligentes nos rótulos dos seus produtos, o que lhes permite uma melhor gestão de stocks e assegurar a qualidade dos seus produtos até junto dos consumidores.